Fórum Justiça

Ação Civil Pública do MPF pede reparação às violações sofridas pelos indígenas do Rio Grande do Sul durante a Ditadura Civil-Militar

10/04/2024

Compartilhe!

Rodrigo de Medeiros Silva1

No dia 26 de março, o Ministério Público Federal impetrou Ação Civil Pública2, que pede reparação aos danos coletivos de natureza material e moral sofridos pelas comunidades indígenas Kaingang e Mbyá-Guarani, durante a Ditadura Civil-Militar, localizadas no Rio Grande do Sul. São inúmeras violações apontadas, como cerceamento do direito de ir e vir, torturas, prisões ilegais, remoções forçadas, trabalho análogo à escravidão, etc. 

Como destacou o MPF, a atuação do MPF foi provocada e o por várias entidades da sociedade civil, como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi), o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e o Fórum Justiça. O Fórum Justiça desde o início vem participando da articulação que suscitou esta ação. Participou da representação que abriu o inquérito civil no MPF e levou inúmeros documentos que municiaram a ação. Organizou também debate, lives e entrevistas sobre o tema. 

A falta de reparação e responsabilização dos crimes cometidos durante a Ditadura, prolonga-se no tempo, causando problemas ainda no presente. A tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023 é um bom exemplo disto. Tratando-se dos indígenas do Rio Grande do Sul, pode se indicar, dentre outras  questões, o arrendamento de terras indígenas para a soja, que causam inúmeros conflitos; a falta de demarcação de seus territórios; a degradação ambiental; e o trabalho análogo à escravidão. 

Pode-se acessar a petição inicial neste link.

1 Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Doutor em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle, Mestre em Direitos Humanos pela UniRitter, Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo IDC e membro do Fórum Justiça no Rio Grande do Sul.

2 Processo nº nº 5013584-03.2024.4.04.7100 (9ª Vara Federal de Porto Alegre-RS)

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course