Fórum Justiça

Colóquio Brasil-Peru sobre Racismo: Juventude, Racismo Institucional e Políticas Públicas São Destaque no 2º e Último Dia

10/07/2021
Democratização do Sistema de JustiçaRaça

Compartilhe!

As similaridades e desafios comuns entre Brasil e Peru referentes ao racismo estrutural foram expostos em diferentes falas e estudos no 2º e último dia do “Colóquio Internacional: Racismo Institucional, Sistema de Justiça e Políticas Públicas no Peru e no Brasil”, nesta sexta-feira (8/07).

As atividades foram gravadas e podem ser revistas no Canal do Youtube da DPRJ

Na parte da manhã, a pesquisadora Danielle Araújo, do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, mediou a mesa “Juventude, Racismo Institucional e Políticas Públicas no Peru e no Brasil”. Participaram o pesquisador Arturo Huaytalla (Universidad Nacional Mayor d

e San Marcos), a jornalista Cecília Olliveira (Fogo Cruzado), Eliza Pflucker (Presencia y Palabra), a pesquisadora Monique Cruz (Justiça Global).

Na parte da tarde, foram apresentados artigos e casos sobre o tema, seguidos de debates, com a moderação da defensora pública da DPRJ Daniele da Silva de Magalhães.

A criminalização e estigmatização da juventude racializada e vulnerabilizada para justificar violações e violência por parte do sistema de justiça estiveram entre os principais temas abordados nas falas de todos os participantes. Também foi citado o papel da mídia na produção desse discurso

legitimador da violência contra determinados grupos da sociedade.

As falas também ressaltaram a importância de estimular a produção e disseminação de mais conhecimento e narrativas decoloniais para desconstruir o discurso hegemônico que naturaliza e justifica o racismo estrutural e institucional.

O evento foi promovido pelo Fórum Justiça (FJ), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Projeto POLITICS.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course