Fórum Justiça

Colóquio Sistema de Justiça e Sociedade: marcos para a redemocratização do Brasil (20 e 23 de junho): participe!

17/06/2022
Democratização do Sistema de Justiça

Compartilhe!

O “Colóquio Sistema de Justiça e Sociedade: marcos para a redemocratização do Brasil” chega ao seu momento de consolidação de reflexões, debates e proposições, após uma série de mesas de trabalho e oficinas realizadas nos últimos dois meses.

Duas sessões irão qualificar o debate sobre as experiências de participação social na política judicial, inauguradas no contexto das reformas da justiça, com enfoque na atuação do CNJ:

A primeira será realizada nesta segunda-feira (20/06), às 19h30, pelo canal do YouTube do Fórum Justiça (FJ) e tem como tema “Conselho Nacional de Justiça e Sociedade Civil”, a fim de debater a efetividade da representação da sociedade civil no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as inovações institucionais necessárias à democratização desse espaço.

Para contribuir  para essa discussão participam do encontro como expositoras/es o professor Conrado Hubner Mendes (USP), a professora Maria Tereza Sadek (USP), a ativista de direitos humanos Vilma Reis, com mediação da coordenadora da Plataforma Justa Luciana Zaffalon.

A segunda sessão será na quinta-feira (23/06), às 19h30, também via YouTube do FJ e abordará o “Conselho Nacional de Justiça e Política Judicial”. As discussões terão como foco o trabalho do CNJ para avançar nas temáticas de redistribuição, reconhecimento e participação popular no sistema de justiça e suas potencialidades  para efetivar políticas públicas antirracistas, de gênero, desencarceradoras, de transparência e outras.

Serão expostas as experiências e reflexões da jurista Deborah Duprat, do coordenador do Conectas,

Gabriel Sampaio, do jurista Paulo Abrão, do defensor público Renato Campos Pinto de Vitto (DPSP), com mediação do procurador Júlio Araújo (MPF).

O Colóquio marca os dez anos do FJ, a fim de resgatar essa trajetória de defesa de reformas institucionais por um sistema de justiça mais democrático e inclusivo.

O projeto é fruto de parceria com instituições que integram essa rede de ação e trocas e busca discutir avanços e carências do sistema de justiça brasileiro a partir da perspectiva dos movimentos e organizações sociais, de setores acadêmicos e dos agentes do Estado.  É organizado pelo FJ, em parceria com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), a ONG Criola, a Plataforma Justa, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Plataforma pela Reforma do Sistema Político.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free online course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course