Colóquio sobre Racismo Institucional no Peru e no Brasil: Segurança Pública e Educação entre os Principais Temas do 1º dia
Provocações e reflexões instigantes acerca da discriminação racial no âmbito do sistema de justiça marcaram o 1º dia do “Colóquio Internacional: Racismo Institucional, Sistema de Justiça e Políticas Públicas no Peru e no Brasil”, nesta quinta-feira (8/07).
Promovido pelo Fórum Justiça (FJ), Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e Projeto POLITICS, o evento, que termina hoje, está sendo transmitido pelo Canal do Youtube da DPRJ.
Participaram da abertura do encontro o defensor público-geral da DPRJ, Rodrigo Pacheco, a professora e pesquisadora Silvia Maeso, do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra (Projeto POLITICS) e a integrante do FJ, Ana Paula Sciammarella.
Em seguida, a mesa temática “Policiamento Racial, Sistema de Justiça e Produção de Dados” teve a participação da pesquisadora Jacqueline Sinhoretto (Universidade São Carlos), do pesquisador César Bazán (Universidade de Freiburg), da defensora pública Lúcia Helena Barros de Oliveira e da pesquisadora Mariela Noles (Universidade do Pacífico).
Os estudos e depoimentos ressaltaram a atuação do sistema de justiça que, em vez de ser espaço de correção e combate à filtragem racial, é mais uma instância de confirmação da seleção da filtragem racial, de manutenção e naturalização do racismo e da desigualdade.
Foi destaque nas falas o papel da educação como elemento reprodutor do racismo estrutural nas instituições e a urgência de produção e transferência de conhecimento e narrativas antirracistas na formação dos operadores do sistema de justiça, além de políticas públicas para promover a pluralidade racial nesses espaços.
- Para assistir ou rever clique AQUI.
- Para assistir ou rever clique AQUI.
- E hoje tem mais! Acompanhe ao vivo.