Fórum Justiça

Colóquio sobre Racismo Institucional no Peru e no Brasil: Segurança Pública e Educação entre os Principais Temas do 1º dia

09/07/2021
Democratização do Sistema de JustiçaRaça

Compartilhe!

                                                             

Provocações e reflexões instigantes acerca da discriminação racial no âmbito do sistema de justiça marcaram o 1º dia do “Colóquio Internacional: Racismo Institucional, Sistema de Justiça e Políticas Públicas no Peru e no Brasil”, nesta quinta-feira (8/07).

Promovido pelo Fórum Justiça (FJ), Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e Projeto POLITICS, o evento, que termina hoje, está sendo transmitido pelo Canal do Youtube da DPRJ.

Participaram da abertura do encontro o defensor público-geral da DPRJ, Rodrigo Pacheco, a professora e pesquisadora Silvia Maeso, do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra (Projeto POLITICS) e a integrante do FJ, Ana Paula Sciammarella.

Em seguida, a mesa temática “Policiamento Racial, Sistema de Justiça e Produção de Dados” teve a participação da pesquisadora Jacqueline Sinhoretto (Universidade São Carlos), do pesquisador César Bazán (Universidade de Freiburg), da defensora pública Lúcia Helena Barros de Oliveira e da pesquisadora Mariela Noles (Universidade do Pacífico).

Os estudos e depoimentos ressaltaram a atuação do sistema de justiça que, em vez de ser espaço de correção e combate à filtragem racial, é mais uma instância de confirmação da seleção da filtragem racial, de manutenção e naturalização do racismo e da desigualdade.

Foi destaque nas falas o papel da educação como elemento reprodutor do racismo estrutural nas instituições e a urgência de produção e transferência de conhecimento e narrativas antirracistas na formação dos operadores do sistema de justiça, além de políticas públicas para promover a pluralidade racial nesses espaços.

  • Para assistir ou rever clique AQUI.
Na parte da tarde, foram apresentados artigos acadêmicos sobre a temática, seguidos de debates, com a moderação do pesquisador Bruno Muniz (CES).
  • Para assistir ou rever clique AQUI.
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course