Fórum Justiça

Curso Interseccionalidade Gênero e Raça: Construindo Coletiva e Criticamente o Acesso à Justiça e os Direitos das Mulheres

18/06/2019
GêneroRaça

Compartilhe!

Histórico

O presente curso representa a segunda edição do Curso “Ação estratégica para uma perspectiva interseccional da Defensoria Pública com foco em gênero e raça”, realizado em 24 e 25 de junho de 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ), como resultado da parceria entre a Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), ONG Criola, Fórum Justiça e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com apoio da Comissão Especial para Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e da Associação Estadual dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ).

Com participação pró-ativa de ativistas, professoras universitárias, integrantes de organizações e movimentos sociais e defensoras públicas investidas na defesa dos direitos das mulheres em diferentes estados do país, o curso representou um marco inicial significativo na discussão da questão de gênero da defensoria pública, tanto na vertente da mulher profissional defensora, quanto na vertente do acesso à justiça das mulheres na prestação dos serviços da defensoria.

O principal resultado na reflexão propulsionada pelo curso foi a criação da ColetivA de Defensoras Públicas do Brasil. Desde a sua criação, a ColetivA tem possibilitado o apuramento do debate sobre a condição de gênero da mulher defensora e da situação dos direitos humanos das mulheres, servindo como rede com posicionamento e reflexões relevantes no cenário das profissões no Brasil.

 

Ementa

Dentre os diversos marcadores da desigualdade e opressão que existem, gênero e raça/etnia parecem adquirir especial relevância. Dados estatísticos produzidos por órgãos nacionais e internacionais revelam que os sujeitos mais vulneráveis do planeta são mulheres não brancas. Elas têm índices maiores de mortalidade infantil, são as principais vítimas de violência doméstica e familiar, e têm as piores condições de acesso à educação e à saúde, por exemplo. Ao mesmo tempo, crescentemente têm assumido o protagonismo nas lutas por seus direitos e conseguido maior visibilidade em suas demandas, como mostram os movimentos de mulheres negras e mulheres indígenas.

Esse curso têm o propósito de discutir a especial vulnerabilidade de sujeitos nas interseções entre gênero e raça/etnia, bem como o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos desses grupos. Busca-se discutir as seguintes questões, dentre outras: Como estabelecer estratégias de litígio e pressão política que atendam às necessidades desses grupos, respeitando o protagonismo do movimento social? Que tipo de agenda deve ser estabelecida para a atuação da Defensoria Pública? Quais as ferramentas de litígio estratégico e quais padrões internacionais de direitos humanos estão à disposição para a defesa dessas mulheres? Como construir casos para esferas com impacto de mudança na realidade?

Local: Auditório da Defensoria Pública Estadual de Roraima

Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, Boa Vista, Roraima

Programação

26 de julho 

10h-12h. Interseccionalidade de Gênero e Raça e acesso à justiça: Aportes e Conceitos

Oradoras:

Carolina Pires (PUC – RJ)

Ana Carolina Mattoso (PUC – RJ)

Márcia Nina Bernardes (PUC – RJ)

Élida Lauris (FJ)

 

14h-16h. Discutindo estratégias de implementação de direitos humanos na perspectiva de gênero e raça

Oradoras:

Lívia Cásseres (DP-RJ) – Casos de litígio estratégico nacional (Lívia Casseres)

Aryadne Bittencourt (ACNUR) – Situação de refugiados nos padrões internacionais – a confirmar

Thaís Detoni (Cejil) – Padrões internacionais em violência de gênero

Joenia Wapichana (Deputada Federal) – Situação das mulheres indígenas

 

16h30-18h30. Vivências e experiências de acesso aos direitos a partir do olhar das mulheres negras

Oradoras:

Mariah Rafaela Cordeiro Gonzaga da Silva (Instituto Transformar)

Clatia Vieira (Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ)

Lia Manso (Criola)

Organização

 

 

 

Apoio

 

 

 

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free