Fórum Justiça

Defensores públicos de três estados se reúnem para a criação e implantação do Fórum Justiça Pará

15/09/2012

Compartilhe!

15/09/2012

Reunião, que aconteceu na última quinta (06), teve o objetivo de iniciar e promover o desenvolvimento do FJ Pará, além de apontar encaminhamentos e estabelecer metas para sua criação

Na última quinta, dia 06, Defensores Públicos de três estados brasileiros se reuniram com o objetivo de criar e instaurar o Fórum Justiça Pará, um espaço aberto a diversos setores da sociedade interessados em discutir justiça como serviço público no país. Entre os participantes, que se agruparam pessoalmente e por videoconferência, estavam Rosane Lavigne e Adriana Britto (Rio de Janeiro), Jonhy Giffoni, Kassandra Campos, Leonardo e Thaís (PA), e Keila (AM); todos com o intuito de alinhar as ideias e encaminhamentos para que o FJ Pará inicie oficialmente suas atividades.  Com atuação desde o ano passado no Rio de Janeiro, o Fórum Justiça vem estimulando o debate em torno da política judicial no Brasil, observado o contexto ibero latino-americano.

Motivação inicial para o FJPA: oficina do Fórum Justiça no V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas - AIDEF, em agosto de 2012, em Fortaleza (CE)

Motivação inicial para o FJPA: oficina do Fórum Justiça no V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF, em agosto de 2012, em Fortaleza (CE)

O primeiro ponto considerado resgatou a motivação inicial para o estabelecimento do FJ Pará: uma oficina do Fórum Justiça no V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF, ocorrida em agosto, na cidade de Fortaleza. A partir daí, diversas exposições e apontamentos foram traçados pelo grupo de trabalho presente, que se manifestou acerca dos assuntos essenciais para a execução das responsabilidades.  Como principais encaminhamentos, destacam-se o mapeamento dos movimentos sociais e comunicação com os mesmos; o estudo conjunto da experiência e implementação do Fórum Justiça no RJ em conformidade com as 100 Regras de Brasília; pesquisa sobre “Terra de Direitos”, “JUSDH”, “Observatório de Justiça” e “Advocacia Popular”; e conversa com parlamentares locais.

Além disso, foi acordado um contato com o setor acadêmico local, por meio do Professor Maués, solicitando indicações de acadêmicos que possam atuar em uma pesquisa qualitativa, um diagnóstico que aprofunde e revele a institucionalidade da DPPA considerando a legislação nacional e estadual, bem como a adequação da Lei Orgânica Estadual às mudanças trazidas pela LC 132/2009. “O atual contexto institucional da Defensoria Pública do Pará, ao nosso ver, está na contramão do órgão e da atuação previstas na Constituição Federal e das Leis que dispõem sobre o assunto. Daí nasce a necessidade de adequação da missão e democratização do sistema de justiça, através da participação direta da população e movimentos sociais”, afirma Rosane Lavigne, feminista, Defensora Pública e integrante do Fórum Justiça.

Defensores públicos do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará na reunião de criação e implantação do Fórum Justiça Pará

Defensores públicos do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará na reunião de criação e implantação do Fórum Justiça Pará

Foi ressaltado, ainda, que o Fórum Justiça não é uma política institucional, mas sim um compromisso de reforma política democrática. “O Ministério Público Federal está fazendo audiências públicas em todo o país para a discussão da participação popular direta no sistema de justiça. Vale lembrar que, nesse processo, a inserção acadêmica é salutar, tendo em vista que ela pode fornecer a base teórica para os debates e atividades, ponderou Jonhy Giffoni, Defensor Público do Pará.

Atualmente, o FJ do Rio de Janeiro possui uma sala cedida e uma bolsista à disposição, na UERJ, através de intermediação do Prof. José Ricardo Cunha junto ao reitor da instituição, o qual ainda colabora com textos e fomenta os debates teóricos. Os Grupos de Trabalho reúnem-se mensalmente em salas cedidas da universidade.

Mais sobre o Fórum Justiça:

O Fórum Justiça (FJ) se apresenta como um espaço aberto a organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e outros atores  que  se  mostrem  interessados em discutir justiça  como  serviço público. Destina-se a estimular o debate em torno da política judicial no Brasil, observado o contexto ibero latino-americano. Visa desenvolver, coletivamente, avaliações, estratégias e propostas que avancem na construção de um modelo integrador de justiça, a partir de políticas de redistribuição de recursos e bens entrelaçadas às de reconhecimento de especificidades, pautado na incorporação de dinâmicas de participação popular. Importa, para tanto, mapear os atores político-institucionais dos quais emana a política judicial prevalente no sistema de justiça e analisar a posição funcional assumida por cada um deles diante dos nortes e projetos traçados em planos formais. Nesse sentido, torna-se necessário, da mesma forma, identificar as ferramentas práticas e conceituais capazes de assinalar as brechas internas do referido sistema pelas quais se poderia transitar e alargar canais de recepção das demandas sociais.

www.forumjustica.com.br

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy free download