Fórum Justiça

Defensoria Pública do Ceará sedia reunião dos ouvidores do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil

07/08/2014

Compartilhe!

Qua, 06 de Agosto de 2014 16:59

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará sedia, nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7), os ouvidores do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil para discutir questões importantes relacionadas à atuação das ouvidorias e partilhar experiências.

Entre os assuntos abordados estão: a situação e atividades do Colégio; Implementação das ouvidorias nas Defensoria Públicas que não possuem o serviço; Apresentação do relatório das Ouvidorias do Brasil; Apresentação do Livro “A Ouvidoria Pública no Brasil – Modelo em disputa”, de Rubens Pinto Lyra – Editora UFPB – João Pessoa 2014; além de informes gerais.

R4ok

No período da manhã do primeiro dia, o Subdefensor Público Geral do Estado, Túlio Iumatti, abriu a reunião dando boas vindas aos ouvidores presentes e reforçando a importância da ouvidoria externa nas atividades rotineiras das defensorias públicas.

À tarde, a defensora pública geral do Ceará e presidente do Colégio Nacional dos Defensores Gerais, Andréa Maria Alves Coelho, falou sobre o desempenho exitoso da Ouvidoria do Ceará e mencionou o bom relacionamento e diálogo que ela mantém com a administração da DPGE, além de seu engajamento e proximidade com os movimentos sociais, o que é de suma importância para aproximar, cada vez mais, a população da Defensoria e ampliar o acesso à justiça.

R1ok

Estiveram presentes no encontro os ouvidores: Ana Virgínia Ferreira (Ceará), Núbia Musis (Acre), Mari Silva (Maranhão), Bruno Freitas (Rio Gde do Sul), Tânia Palma (Bahia), Alderon Costa (São Paulo) e Maria de Lourdes Souza (Paraná).

A ouvidora da Defensoria do Maranhão, Mari Silva Maia, acredita que como a Defensora geral do Ceará, é também, presidente do Colégio Nacional dos Defensores Gerais (Condege) seria interessante pensar em um projeto conjunto para dar mais força à atuação de todas as ouvidorias. “A nossa concepção de ouvidoria externa traz uma mudança de paradigma, porque é alguém novo que vai trazer a visão externa da instituição”, afirma.

R3ok

Já Tânia Palma, da Bahia, comentou que a Defensoria Pública do Ceará tem excelentes exemplos a serem reproduzidos em outros estados. Segundo ela, o “Ciclo de Debates” é uma das práticas de aproximação com as comunidades que merecem ser copiadas, pois levam à população informação e cidadania. Além disso, mencionou a competente organização da atuação da DPGE Ceará durante a Copa do Mundo.

O encontro continua durante toda a quinta-feira (7), na sede administrativa da DPGE.

 

http://www.defensoria.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46620%3Adefensoria-publica-do-ceara-sedia-reuniao-dos-ouvidores-do-colegio-de-ouvidorias-de-defensorias-publicas-do-brasil-&catid=3%3Alista-de-noticias&Itemid=183

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
online free course
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free