Fórum Justiça

Conclui-se a décima terceira edição da Oficina de Formação de Líderes Afrodescendentes nas Américas

30/08/2013

Compartilhe!

De 29 a 31 de julho foi realizado o Primeiro Curso de Formação de Líderes Afrodescendentes do Brasil, na região Nordeste, Estado da Bahia. O evento foi organizado pelo Instituto de Ação Social e Cidadania Mão Amiga e contou com o apoio técnico do Departamento de Direito Internacional da OEA e os auspícios da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, da Secretaria Municipal da Reparação de Salvador e Fundo Baobá para Equidade Racial.

Primeiro Curso de Formação de Líderes Afrodescendentes do Brasil, na região Nordeste

A abertura teve a presença do Senhor Ademir Santos, Presidente do Instituto de Ação Social e Cidadania Mão Amiga; do Doutor Dante Negro, Diretor do Departamento de Direito Internacional da OEA; do Doutor Almiro Sena, Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia; do Doutor Elias Sampaio, Secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; da Professora Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação de Salvador; e da Professora Vilma Reis, Vice Presidenta do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia.

Cerca de 50 líderes e observadores do Estado da Bahia, Brasil, e de outras cidades participaram. O objetivo da oficina foi proporcionar aos líderes afrodescendentes as ferramentas necessárias para o acesso ao Sistema Interamericano e para maior participação e influência nos órgãos políticos, especialmente no que diz respeito aos assuntos de interesse dessa comunidade.

O evento foi realizado no âmbito do Projeto de Formação de Líderes Afrodescendentes das Américas, implementado pelo Departamento de Direito Internacional. Em março de 2012, foi realizada a primeira oficina, na Cidade do Panamá, com o propósito de formar líderes que pudessem «multiplicar» o modelo e por sua vez formar outros líderes.

O evento realizado em Salvador, Bahia, a cidade com a maior população afrodescendente das Américas, consiste na décima terceira edição realizada no âmbito do projeto executado pelo Departamento de Direito Internacional, e espera-se que no futuro sejam realizadas outras edições com vistas a alcançar mais líderes afrodescendentes da região. As edições anteriores aconteceram na Colômbia, Nicarágua, Honduras, Equador e Brasil.

O Departamento de Direito Internacional vem trabalhando com a temática afrodescendente desde 2008, realizando diversos tipos de atividades a fim de dar maior visibilidade aos afrodescendentes no âmbito do Sistema Interamericano e possibilitar que participem mais efetivamente de suas iniciativas.

Cumpre lembrar que a Assembleia Geral da OEA adotou, por ocasião de seu último período ordinário de sessões, a resolução AG/RES. 2784 (XLIII-O/13), “Reconhecimento e promoção dos direitos dos afrodescendentes nas Américas», a qual, entre outros temas, reafirma a importância da plena participação, livre e em igualdade de condições, dos afrodescendentes em todos os aspectos da vida política, econômica, social e cultural nos países das Américas.

Clique a seguir para ver o programa do curso »

Clique a seguir para ver as fotos do curso »

Para obter mais informações sobre afrodescendentes, visite nossa página na internet »

http://www.oas.org/pt/sla/ddi/boletim_informativo_Afrodescendentes_curso_formacao_lideres_Brasil_jul-2013.html

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free online course
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
free online course