Fórum Justiça

SE: Defensoria Pública presta assistência às famílias retiradas do conjunto Nossa Senhora do Carmo, em Carmópolis

28/11/2013

Compartilhe!

25/11/2013 – 11:04
Fonte: Ascom ADPESE
Estado: SE

Sensibilizada com a situação das famílias que ocuparam as casas do conjunto Nossa Senhora do Carmo, e a forma brusca como foram retiradas do local, localizado no Povoado Aguada, em Carmópolis, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através dos Núcleos de Bairros e Direitos Humanos, avalia a possibilidade de ingressar com uma Ação Civil Pública em face da Prefeitura Municipal de Carmópolis pleiteando auxílio moradia e outros pedidos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Bairros, defensor público Alfredo Nikolaus, a Defensoria Pública irá fazer o levantamento da quantidade de famílias que foram retiradas de suas casas e analisar a forma como foi conduzido esse procedimento, para em seguida entrar com uma medida. “Até o dia 30 de novembro estaremos concluindo o procedimento administrativo com o número exato das famílias que foram retiradas e agredidas durante o procedimento de desocupação”, conta. “Vamos avaliar todos os incidentes que ocorreram no local, bem como utilizar de todos os instrumentos jurídicos necessários para preservar o direito à assistência social às famílias como auxílio moradia, assistência psicossocial e a questão de saúde”, acrescenta.

O defensor Alfredo Nikolaus explica ainda que a regra de direitos humanos diz que antes de coordenar a desocupação forçada de famílias o poder público deve ter destinado um local adequado para que as mesmas possam ficar. “Entendemos que esse caso de desocupação faltou sensibilidade dos órgãos competentes. O que nos observamos é que houve somente um compromisso em alocar os bens móveis no galpão, mas o local onde essas pessoas possam ficar não foi dito nada”, pontua.

De acordo com o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe – ADPESE, Sérgio Barreto Morais, a Defensoria Pública não abre mão de proteger acima de qualquer coisa os direitos e garantias fundamentais dos hipossuficientes. “A nossa missão constitucional é defender a população carente”, afirma o presidente. “A Associação dos Defensores se solidariza com todos os colegas que estiveram na linha de frente desta preenchera e com as famílias desabrigadas”, completa.

Reintegração – A Defensoria Pública entrou com medida cautelar com objetivo de suspender a reintegração, mas não foi acatada. No local, os defensores públicos Alfredo Nikolaus e Miguel Cerqueira tentaram mediar a situação com uma negociação pacífica junto à juíza Vanessa Neves Serafim Couto e a Polícia Militar, mas não houve êxito e foi mantida a reintegração que foi cumprida na manhã de quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra.

“Nosso objetivo era preservar a integridade física e psicológica das pessoas que estavam no local. Estávamos ali para cumprir com o dever constitucional de zelar pelos direitos da população carente. As regras internacionais sobre os direitos humanos não foram respeitadas como o caso de desocupação forçada antes de se efetivar a reintegração”, ressalta. “Presenciamos crianças, mulheres grávidas e idosos muito amedrontados, desmaiando e passando mal em virtude de bombas de efeito moral e artefatos com substâncias que causaram irritação nos olhos, tontura, falta de ar e desmaios, fazendo com que as pessoas usassem vinagre para amenizar os efeitos, além de ouvirmos diversos relatos de pessoas que foram feridas com balas de borrachas”, conta Nikolaus.

Para o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, defensor público Miguel Cerqueira, a prefeita e os juízes foram insensíveis ao manterem a Liminar. “O mais grave de toda situação não foi ação da polícia em si, visto que estava autorizada pelo Poder Judiciário, mas a frieza e insensibilidade do dirigente municipal e dos juízes que deferiram e mantiveram a liminar”, disse indignado. “Os direitos existem apenas para os endinheirados e poderosos, para o povo resta o chicote”, conclui.

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=18601

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download