Fórum Justiça

Renap cobra apuração das denúncias de violações de direitos humanos

30/06/2014

Compartilhe!

27 de junho de 2014 às 07:27CearáCopa 2014Direitos HumanosManifestaçãoSegurança Pública

Após nota emitida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a fim de desvirtuar as denúncias de violação dos direitos humanos por parte das forças de segurança, durante as manifestações realizadas em dias de jogos da Copa em Fortaleza, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará (Renap), através dos advogados Martinho Olavo (diretor de Formação Política e Sindical do Sindicato Mova-se), Rodrigo de Medeiros, Rafael Barreto, Luanna Marley de Oliveira, Maria Isabel Rocha e Walber Nogueira, pede o apoio da sociedade para que os fatos sejam apurados e se tomem as medidas cabíveis, se confirmados.

A entidade afirma que no início do mês de junho a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará recebeu ofício da SSPDS pedindo negociadores para acompanhar as manifestações. Assim, a OAB/CE indicou por meio de ofício os advogados acima citados. Após as manifestações, a Renap encaminhou um resumo do que seus negociadores observaram para que a Seccional tomasse as medidas necessárias.

No documento, os advogados apresentaram denúncias de “abuso de autoridade na abordagem policial em manifestantes e procedimentos em delegacias”, ocorrido durante protestos do dia 14 de junho, como ainda o linchamento sofrido por um adolescente, no dia 17, nas proximidades da Arena Castelão.

No intuito de apuração e tomada de medidas dentro de suas competências, foi enviado outro ofício à Defensoria Pública do Estado do Ceará e a sua Ouvidoria e ao Ministério Público, este último como Instituição que tem o dever de exercer o controle sobre a atividade policial. Todavia, a Secretaria de Segurança Pública lançou nota desconsiderando a formalização junto ao Ministério Público e à OAB/CE e individualizando apenas dois advogados de forma equivocada, sem esclarecer os fatos às instituições devidas.

A Renap solicita o apoio da sociedade para que se apurem os fatos e não se desvirtue o debate para a questão sobre local de formalização das denúncias, nem individualização equivocada de pessoas, como consta na nota da SSPDS, mas sim, que se procure, como dito, esclarecer os fatos e tomar as medidas cabíveis.

(Renap)

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/renap-cobra-apuracao-das-denuncias-de-violacoes-de-direitos-humanos/

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download