Fórum Justiça

Atuação dos defensores públicos durante a Copa do Mundo

10/07/2014

Compartilhe!

NOTÍCIAS
20/06/2014 – 15:26 

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF

Associações Estaduais e Defensorias Públicas têm atuado em todo o país durante a Copa do Mundo 2014, que está ocorrendo no Brasil desde o dia 12 de junho. Além de prestar atendimento à população durante os dias de jogos, defensores públicos têm tido também um papel importante na garantia de direitos durante as manifestações que têm ocorrido com o início do mundial.

A organização não governamental Anistia Internacional (AI) pediu trânsito livre para defensores públicos nos estádios da Copa do Mundo. Segundo nota divulgada no dia 11 de junho, a limitação dessas credenciais a magistrados e membros do Ministério Público compromete a garantia de assistência jurídica e a prevenção de abusos aos direitos humanos. Veja na íntegra.

Confira a seguir o resumo de algumas importantes atuações de defensores nos estados durante esta semana:

SP: A abertura da Copa foi acompanhada por 14 defensores públicos, que se revezaram entre os locais de manifestação na zona Leste e a Fan Fest, no centro. O defensor público Carlos Weis, que acompanhou a manifestação que começou na estação Carrão do metrô desde o início, considerou a ação da polícia desproporcional. «A Defensoria Pública de São Paulo já notificou e entrou com ação civil pública em abril para impedir que a Polícia Militar agisse com força desproporcional. Os manifestantes colocaram fogo na rua e não afetaram propriedades. E a PM vem com métodos só de jogar bomba, o que causa pânico e correria. Bastava apagar o fogo. A impressão de todas as manifestações é de que a PM age ao sinal de primeiro distúrbio com violência», disse, após a tropa arremessar bombas na Rua Serra do Japi. Leia na íntegra.

DF: O governo do DF lançou a campanha “Copa sem Racismo”, cujo objetivo é sensibilizar a população do Distrito Federal e os visitantes durante o Mundial sobre o crime. Leia na íntegra.
PR: Defensores públicos do Paraná que acompanharam pessoas encaminhadas pela Polícia Militar por suposto envolvimento em depredações na manifestação contra a Copa do Mundo em Curitiba nesta segunda-feira (16) reclamaram que foram impedidos de presenciar parte dos procedimentos de identificação dentro das delegacias. Ao todo, 14 manifestantes foram encaminhados, sendo 11 para o 1° Distrito Policial (DP) e outras três para a Delegacia do Adolescente. A atuação dos defensores paranaenses repercutiu equivocadamente na imprensa, gerando uma nota oficial divulgada pela Administração da Instituição. Confira a nota pública da DPEPR sobre o caso aqui.
RS: A Defensoria Pública fez presença institucional nas imediações da Fan Fest, durante o jogo Brasil x México, nesta terça-feira (17). A Coordenadora da Comissão de Monitoramento dos Efeitos da Copa e Megaeventos (CMCopa), Defensor Pública Adriana Schefer do Nascimento, e o Defensor Público-Assessor da Subdefensoria Pública-Geral para Assuntos Institucionais Irvan Antunes Vieira Filho caminharam e observaram a movimentação no local. A ideia da atuação é prevenção e mediação de conflitos na Copa do Mundo 2014. “Nesta terça-feira, encontramos um aglomerado muito maior de pessoas, mas um ambiente muito tranquilo”, conta Adriana. Leia na íntegra.
MG: A DPEMG alega que a Fifa está restringindo o acesso dos defensores ao Mineirão e, com isso, prejudicando o trabalho. Veja na íntegra.
CE: Os torcedores que estiverem em Fortaleza para acompanhar a Copa do Mundo terão à disposição uma cartilha bilíngue (português e inglês) com todas as informações sobre os direitos e deveres durante os jogos. O material, que inclui os principais pontos do Estatuto do Torcedor, é uma iniciativa da Defensoria Pública Geral do Ceará. Leia na íntegra.

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=20090

 

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course