Fórum Justiça

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA RENAP-CE AO VEREADOR JOÃO ALFREDO DE PEDIDO DE JUSTIÇA AO CASO DA ITALIANA GAIA

29/07/2015

Compartilhe!

A Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará/RENAP-CE vem manifestar solidariedade ao Vereador de Fortaleza-CE João Alfredo. O Vereador sofre investigação por meio de um inquérito policial, por atuar em defesa de direitos humanos fundamentais, no caso da prisão indevida da farmacêutica Mirian França.
Em janeiro de 2015, a RENAP-CE, acionada por diversos movimentos sociais do país, acompanhou a prisão de Mirian, articulando a possibilidade de defesa pela Defensoria Publica e contribuindo com a comunicação com a sua família, a sociedade e outras instituições. Desde o primeiro momento pôde perceber a falta de requisitos para a prisão temporária de Mirian França. Esta atuação da policia, ministério público e poder judiciário cearense além de equivocada, não contribuiu em nada para o esclarecimento do assassinato da italiana Gaia Molinari. A realização da justiça passa por reais esforços para a elucidação deste crime.
Da mesma forma que o Vereador João Alfredo, a RENAP-CE, juntamente com diversos movimentos sociais do Brasil e membros da Defensoria Pública, puderam constatar que, a prisão de Mirian França, consubstanciou-se em mais um episódio triste do Estado brasileiro. Um país consolidado em cima de desigualdades e preconceitos, fomentou uma cultura institucional de criminalização da nossa juventude pobre e negra. Muitas vezes este é o caminho mais fácil, qual seja, criminalizar as pessoas ou segmentos mais vulnerabilizados. Prefere-se expedientes assim, até convencendo-se de sua correção, do que, realmente, solucionar questões mais complexas ou enfrentar as causas de conflitos sociais.
A tentativa de criminalização do Vereador João Alfredo, por entender que não havia requisitos para a prisão de Mirian França e por denunciar esta realidade brasileira, é absurda. Prática similar de estados ditatoriais, uma prática inquisitorial que visa a não contestação ou critica, naturais e bem-vindas em democracias, para o aperfeiçoamento das instituições e seus agentes.
A RENAP-CE também manifesta seu estranhamento pela notícia de o Vereador não pode ter acesso imediato à copia do inquérito do qual sua conduta é objeto. Isto iria de encontro à Súmula Vinculante nº 14 do Supremo Tribunal Federal que determina o “acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.
Não seria a primeira irregularidade deste caso, que parlamentar sofreu. O Vereador, advogado, também membro da RENAP, na época prisão de Mirian, convidado pela Defensoria Pública, não pode acompanhar o depoimento da mesma, o que violaria o art. 7º, VI, b, da Lei nº 8.906/1994.
Desta forma, a Renap-CE se solidariza ao vereador João Alfredo, que como membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza não poderia se omitir naquela ocasião(entãoPresidente a agora, Vice-presidente). E se solidariza também à família de Gaia Molinari, pela não elucidação do crime, por parte do Estado brasileiro, como com a Mirian França pelas violações sofridas.
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
free online course
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download