Atividades FJ Volta Redonda – 2° semestre de 2014
Fonte: FJ Volta Redonda e avozdacidade
A expressão do Fórum Justiça em Volta Redonda seguiu agenda de atividades em consonância com o tripé movimentos sociais, setores acadêmicos e atores do sistema de justiça, que sustenta o desenvolvimento dos trabalhos do Fórum.
No início do semestre, a iniciativa participou dos encontros ampliados para preparação da campanha do Plebiscito Popular pela Reforma Política, realizados nos dias 12 e 26 de agosto de 2014, tendo contribuído para a divulgação das atividades prestando entrevista à rádio local Sintonia do Vale – FM. No mesmo mês também apoiou o encontro das mulheres catadoras da Cooperativa Cidade do Aço, relevante expressão do movimento popular na região.
Em articulação com a Universidade, participou, no mês de setembro, do lançamento da Incubadora Tecnológica Solidária, patrocinada pela Faculdade de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense – UFF. Na ocasião, dois projetos desenvolvidos pela educadora popular Josinete Maria Pinto, participante do FJ Volta Redonda, foram contemplados. Eles são protagonizados pelas Artesãs da Casa de Pedra e pela Cooperativa de Catadores Cidade do Aço.
Em outubro, atendendo a convite do Ministério Público Federal, participou da Plenária do Movimento Popular relacionada ao Projeto “MPF em Movimento”, desenvolvido em Volta Redonda pelo Procurador da República Julio José Araujo Junior. Nessa oportunidade, foi agendada a segunda Plenária para dezembro, abarcando o tema Saúde, na qual o FJ Volta Redonda também compareceu. Tal iniciativa tem proporcionado frutos quanto à interação entre movimentos sociais e a respectiva agência do sistema de justiça.
Em novembro, o FJ Volta Redonda compareceu à Conferência Nacional de Economia Solidária, ocorrida em Brasília, junto a catadores e artesãs e, no final do ano, participou do III Seminário de Economia Solidária de Economia Solidária, sediado na Universidade Federal Fluminense – UFF Volta Redonda/campus Aterrado, no dia 6 de dezembro de 2014. O Fórum também contribuiu para sua divulgação via rádio. A atividade teve por objetivo informar os potenciais agentes promotores do desenvolvimento da economia solidária na Região do Médio Paraíba, apresentar e discutir as propostas definidas nas Conferências Regional, Estadual e Nacional de Economia Solidária realizadas em 2014 e definir estratégias de continuidade de constituição de uma rede da economia solidária na região, com perspectivas futuras de criação do Fórum Regional de Economia Solidária do Médio Paraíba.
Somou-se, ainda, no dia anterior – 05 de dezembro –, à Caminhada da Paz em Volta Redonda.
O fechamento das atividades do semestre envolveu uma confraternização promovida pela Cooperativa de Catadores Cidade do Aço, com participação de familiares dos cooperativados, realizada com apoio da Universidade Federal Fluminense – UFF e integrantes do Fórum Justiça.