Fórum Justiça

Conselho de Representantes da AMB aprova proposta sobre eleições diretas para dirigentes de tribunais

28/11/2011

Compartilhe!

25 de Novembro de 2011 ás 18:26:23

fonte: http://acmag.org.br/noticias/1544/25112011/Conselho+de+Representantes+da+AMB+aprova+proposta+sobre+eleicoes+diretas+para+dirigentes+de+tribunais.html

Durante reunião realizada na última quarta-feira, 23/11, em Brasília, o Conselho de Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), aprovou o teor de proposta que a entidade buscará seja apresentada ao Congresso Nacional e que trata das eleições diretas para dirigentes de tribunais.

Segundo a proposta que foi aprovada pelos presidentes de associações filiadas à AMB, os cargos diretivos das Cortes, à exceção das corregedorias, passariam a ser escolhidos através de eleições diretas, com participação de todos os magistrados de primeiro e segundo graus.

Como a implementação da medida depende de alteração da Constituição Federal, a entidade nacional apresentará a proposta a parlamentares que estejam interessados em encaminha-lá ao exame do Poder Legislativo.

O Presidente da ACM, Juiz Marcelo Roseno, participou da reunião e enalteceu a aprovação da medida: “É fundamental que a democratização interna do Poder Judiciário seja pauta permanente do movimento associativo da magistratura. Víamos com preocupação o fato de a AMB não estar priorizando a discussão sobre as eleições diretas, especialmente porque a matéria foi aprovada na Plenária do último Encontro Nacional. Com a aprovação do texto pelo Conselho de Representantes, esperamos que haja um novo impulso sobre a questão”.

Roseno lembrou, ainda, que a participação de todos os juízes na eleição dos órgãos diretivos constitui reivindicação histórica das associações, que consideram a medida fundamental para a valorização da magistratura de primeiro grau. Ele destacou que a decisão do STF no caso de emenda aprovada no Estado de São Paulo, ainda em 1999, e que previa as eleições diretas, declarada inconstitucional, somente reforçou a necessidade de pronta atuação da AMB.

Saiba mais:

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, no dia 27 de outubro, ser inconstitucional o artigo 62 da Constituição de São Paulo – introduzido pela Emenda Constitucional 7/99 do referido Estado -, que incluiu todos os juízes vitalícios no universo das pessoas com capacidade para votar na escolha do presidente, do 1º vice-presidente e do corregedor-geral do Tribunal de Justiça paulista. Por maioria, o Plenário seguiu o voto do ministro Ricardo Lewandowski, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2012), o qual considerou procedente o pedido da Procuradoria-Geral da República, que sustentava a inconstitucionalidade da norma.

O artigo declarado inconstitucional prevê que “o presidente e o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça e o corregedor-geral da Justiça comporão o Conselho Superior da Magistratura e serão eleitos a cada biênio, dentre os integrantes do órgão especial, pelos desembargadores, juízes dos Tribunais de Alçada e juízes vitalícios” de São Paulo. Para Lewandowski, a norma, ao incluir todos os juízes entre os aptos a escolher o órgão diretivo do TJ-SP, afronta o artigo 96, inciso I, alínea “a”, da Constituição Federal, que atribui privativamente aos tribunais esta função.

O relator acrescentou ainda que não há nenhuma previsão constitucional que autorize a referida inclusão e que os Tribunais de Alçada mencionados pelo dispositivo já não existem mais. “Julgo inconstitucional esse dispositivo, sem me comprometer com a tese de ampliar, eventualmente, o universo não só dos elegíveis mas também dos eleitores, isso, evidentemente, em uma futura alteração da Lei Orgânica da Magistratura”, declarou Lewandowski.

Com a decisão desta quinta-feira (27), o Plenário confirmou uma liminar concedida pelo STF em 1999, que havia suspendido a eficácia do dispositivo da Constituição paulista até o julgamento final da ADI, conforme lembrou o ministro Luiz Fux.

Com informações da Assessoria de Comunicação do STF.

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
free online course