Fórum Justiça

Convite: reunião para formação do GT Ibero latino-americano

02/04/2013

Compartilhe!

 

Brasilia, 26 de abril de 2013.

Estimadas/os Colegas:

Gostaríamos de contar com a sua participação na reunião do Fórum Justiça que pretende discutir a formação do Grupo de Trabalho Ibero-Americano. A reunião ocorrerá no dia 3 de maio (sexta-feira), às 10h, na sala 7024 – B , Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ ( Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro). Esta proposta surge da necessidade de implementar estratégias para a intersecção das pautas do Fórum Justiça com as emanadas da Cúpula Ibero-Americana de Justiça, observada a produção do setor acadêmico e o acúmulo de organizações e movimentos sociais da América Latina relacionado ao sistema de justiça. Para tanto, busca-se, coletivamente, estudar, coletar dados e formular análises sobre política judicial no âmbito da América Latina.

Verifica-se também a pertinência de refletir em torno das diversas realidades dos países na Região, para além do foco local, promovendo perspectivas transnacionais em torno da Justiça como política pública e como direito estratégico. O confronto dessas realidades permitiria estudar casos, identificar iniciativas e boas práticas da sociedade civil orientadas à democratização da Justiça, e ainda discutir o modelo integrador de justiça (reconhecimento de identidades, redistribuição da riqueza e participação popular) no contexto latino americano. Tal expressão, para a qual busca-se dar significado, está disposta na Declaração de Brasília, documento emanado da XIV Cúpula Judicial Ibero-Americana (2008).

O Fórum Justiça resulta da livre iniciativa de Defensoras(es) Públicas(os) membros da Associação Nacional de Defensores Públicos – ANADEP e de integrantes do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade – DHPJS/UERJ, atualmente animado por muitos corações e mentes. Apostamos no Fórum como espaço de discussão entre organizações e movimentos sociais, agentes do estado e setores acadêmicos, atores determinados a construir estratégias de ação em comum para intensificar a democracia e incrementar transformações profundas no sistema de justiça.

O Fórum conta com um conselho consultivo formado por: Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, Setor de Direitos Humanos do Movimento Sem Terra, Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher – CLADEM, Terra de Direitos, Grupo Candango de Criminologia – UNB, Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ, Colégio Nacional de Ouvidores de Defensorias Públicas e Instituto de Estudos da Religião – ISER. Também conta com o apoio da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da agência supra-nacional ONU Mulheres e Fundação Ford.

Visite o site www.forumjustica.com.br e acompanhe a evolução dos Grupos de Trabalho.

Saudações,

Andrea Catalina León Amaya
(Advogada, Bogotá, Colômbia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense – UFF)

Gladys Acosta Vargas
(Advogada, Lima, Peru)

Rosane M. Reis Lavigne
(Defensora Pública – Rio de Janeiro)

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download