Fórum Justiça

Defensores públicos se reúnem na UnB para discutir a garantia de direitos nas manifestações populares

05/04/2014

Compartilhe!

NOTÍCIAS
04/04/2014 – 17:09

Defensores públicos se reúnem na UnB para discutir a garantia de direitos nas manifestações populares
Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF

A Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), em parceria com o Fórum Justiça, promove, na próxima segunda-feira (7), a partir das 9hs, na sala b102 da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para discutir o tema “Defensoria Pública: Ação Estratégica para a Garantia de Direitos em Manifestações Populares”. Com a proximidade da realização da Copa do Mundo no país, as manifestações devem se intensificar, trazendo uma nova pauta de reivindicações. Além dos movimentos pacíficos, também podem ocorrer atos violentos e práticas abusivas por meio das autoridades. Neste contexto, a ANADEP pretende discutir medidas destinadas a assegurar o direito constitucional da livre manifestação, buscando no debate com integrantes da sociedade civil e no diálogo com os diversos atores sociais, soluções para uma atuação uniforme da Defensoria Pública.

Entre os convidados para esta grande roda de conversa estão representantes da Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh); da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop); da Agência Pública de Jornalismo; Marcelo Semer – juiz de direito em São Paulo, escritor e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia; Rubens Casara – doutor em Direito, mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ, Membro da Associação Juízes Para a Democracia (AJD) e do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD); Marivaldo de Castro Pereira – Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça; representantes das universidades federais do país; das ouvidorias das Defensorias Públicas, entre outros.

De acordo com a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, é preciso assegurar direitos e acesso à justiça em contextos de grandes manifestações populares, para que não haja criminalização de movimentos sociais e com foco especial na preservação dos direitos humanos. “A Defensoria Pública, como instituição garantidora dos direitos dos brasileiros, não pode se omitir. É portanto muitíssimo importante uma avaliação de nossas ações e a busca por uma orientação do nosso trabalho, justificou. Conforme a dirigente, é preciso também que as entidades representativas estejam preparadas para defender aqueles que defendem os direitos humanos. «Queremos unificar também a forma como as associações irão garantir os direitos e prerrogativas dos defensores que participarem das manifestações”, completou.

Entre as principais ações da Defensoria Pública, presente durante os movimentos sociais em 2013, destacam-se o monitoramento da violência, atuação em situação de flagrantes, acompanhamento de presos para coibir ilegalidades, violências e afrontas aos direitos humanos.

Aviso: A ANADEP e o Fórum Justiça irão disponibilizar transporte para os associados até a UnB. Sairá uma van, pontualmente, às 8h40 do estacionamento do edifício sede da Entidade. Informações: (61) 3963 1747.

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=19549

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
online free course
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download