ELERJ DEBATE OS 10 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS NO RIO DE JANEIRO
O Estado do Rio de Janeiro, através da UERJ, foi um dos pioneiros na adoção do sistema de cotas nas universidades, atendendo à legislação aprovada na Assembleia Legislativa (Alerj). O primeiro vestibular atendendo a esses critérios foi realizado há 10 anos. Apesar da política de reserva de vagas para negros, portadores de deficiências e estudantes das escolas públicas ter sido adotada em todo o país pelas universidades federais e por inúmeras instituições estaduais, este ainda é um tema polêmico, que encontra tanto defensores quanto críticos em todas as regiões do país.
Com o objetivo de ampliar a interação com a sociedade e esclarecer o público sobre o tema, a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) vai realizar o debate «A política de cotas nas universidades públicas», no dia 4 de abril, das 10 às 13h, em seu auditório, na Rua da Alfândega, 8/7º andar, Centro – RJ, para o qual foram convidados especialistas sobre o assunto.
O encontro contará com a participação de André Lázaro, professor da UERJ e pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO; Élbio Ribeiro, aluno cotista e integrante do Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais – do CNPq-UERJ; e Frei David Raimundo, diretor executivo do Projeto Educafro, rede de Pré-Vestibulares Comunitários. A mediação do debate ficará a cargo do coordenador-geral da Elerj, deputado Gilberto Palmares.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de abril pelo e-mail escola.cultural@alerj.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2588-1373, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Ciclo de debates
O encontro para discutir a política de cotas nas universidades públicas é o primeiro deste ano de 2013 e faz parte do Ciclo de Debates da Escola do Legislativo que, desde 2011, promove discussões sobre assuntos de interesse dos mandatos e da população do estado. No ano passado foram debatidos, entre outros, temas como Educação e Inclusão Social, Tuberculose, Desafios da Educação Inclusiva, O papel do Poder Legislativo no processo orçamentário, Eleições (Propaganda, Prestação de Contas e Direito Eleitoral) e a Contribuição de Luiz Gonzaga para a influência da cultura nordestina no Rio de Janeiro.
Conheça um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo no site www.alerj.rj.gov.br/elerj