Lançamento oficial tem debates na UERJ
O evento de fundação do Fórum Justiça, nos dias 8 e 9, na UERJ, mostrou a força da iniciativa, que em dois dias teve a participação de nomes expressivos entre operadores do campo do direito, integrantes da Academia, representantes do poder público e ativistas sociais.
O presidente da ANADEP, André Castro, participou da mesa de abertura do evento, que contou com a presença do Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira; da Coordenadora-Geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da Presidência da República, Ana Teresa Iamarino; do representante do Setor de Direitos Humanos do MST, Ney Strozake; do representante do Instituto de Estudos de Religião, Pedro Strozenberg; da representante da ONG Criola, Lúcia Xavier; e da representante da ONU Mulher, Rebecca Reichmann.
Durante os debates, os integrantes dos Grupos de Trabalho do Fórum – Educação Jurídica Para Direitos, Gênero, Minorias, Moradia, Pessoas Privadas de Liberdade e Raça –, que já vinham se reunindo, relataram propostas de atuação.
Durante a plenária final, foi aprovado um documento com a síntese das discussões, traçando diretrizes de atuação para o Fórum, o Pacto Fórum Justiça.