Fórum Justiça

Lei Maria da Penha passa a valer mesmo sem denúncia da vítima

10/02/2012

Compartilhe!

http://camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/1830/nome/Lei_Maria_da_Penha_passa_a_valer_mesmo_sem_den%C3%BAncia_da_v%C3%ADtima

Escrito por Daniela Novais 22:32:00 09/02/2012

Nesta quinta (09), o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que pode interferir na vida de um grande número de mulheres que sofrem violência doméstica e não têm coragem de denunciar. Por dez votos a um, a Corte estabelece que ações penais baseadas na Lei Maria da Penha poderão ser iniciadas, mesmo que a vítima não faça a denúncia. Com a decisão, a partir de agora o Ministério Público passará a ter a prerrogativa de denunciar agressores e as vítimas não poderão impedir o processo. Estatísticas indicam que até 90% das mulheres desistem no meio do caminho.

A votação respondeu à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4424, apresentada ao Supremo pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, cujo pedido foi fundamentado na necessidade de se dar interpretação conforme a Constituição aos artigos 12, I; 16 e 41 da Lei Maria da Penha. Segundo ele, a motivação da ADI está no fato de que há um “quadro de impunidade de violência doméstica contra a mulher, gerado, fortemente, pela aplicação da Lei dos Juizados Especiais”.

Votos – O primeiro a votar foi o ministro-relator Marco Aurélio Mello, que em seu relatório considerou que, se a ação ficar condicionada à representação por parte da vítima esvazia a proteção à mulher. Para Marco Aurélio, deixar que a denúncia fique a cargo da vítima “significa desconsiderar o temor, a pressão psicológica e econômica, as ameaças sofridas, bem como a assimetria de poder decorrente de relações histórico-culturais, tudo a contribuir para a diminuição de sua proteção e a prorrogação da violência”.

Já a ministra Rosa Weber afirmou que proteção à mulher é uma questão de interesse público e não pode estar condicionada à iniciativa da vítima. Voto vencido, o presidente do STF, Cezar Peluso alegou que para ele, deve prevalecer o entendimento do Congresso de que a manifestação da vítima é necessária. O ministro Gilmar Mendes chegou a cogitar um pedido de vistas o que adiaria a decisão, mas desistiu da ideia.

Constitucional – Antes de votar a norma que amplia a aplicação da Lei, os ministros confirmaram a legalidade da Lei Maria da Penha por unanimidade, entendendo que a lei não fere o princípio constitucional de igualdade, pelo contrário busca proteger as mulheres para garantir uma cultura de igualdade efetiva, sem violência e sem preconceitos e não fere o princípio da isonomia ao dar tratamento diferenciado à mulher vítima de violência doméstica.

Ao defender a importância da atuação do Ministério Público nos casos de agressão contra mulheres, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que condicionar a punição à apresentação de queixa por parte da vítima é «perpetuar um quadro de violência física contra a mulher».

Morosidade = Impunidade – Um dado apresentado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante impressiona. Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que desde que a lei entrou em vigor, foram distribuídos 331.796 processos que tratam de agressões a mulheres, mas somente 110.998 foram sentenciados até março de 2011. «A quantidade de processos nas prateleiras das varas criminais responsáveis pelo julgamento dos casos envolvendo crimes contra mulheres ilustra a dificuldade do Poder Judiciário em atender a demanda das vítimas», afirmou.

Já Graice Mendonça, representante da Advocacia-Geral da União (AGU), informou que 92,09% da violência doméstica é praticada pelo homem em face da mulher, demonstrando uma necessidade de um regime legal diferenciado para conter a violência contra o sexo feminino. «Esses dados espancam a tese de que a Lei Maria da Penha fere a isonomia entre homens e mulheres. O que é o principio da igualdade senão tratar desigualmente aqueles que se encontram em posição de desigualdade», declarou Mendonça.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course