Movimentos promovem semana de mobilizações por uma copa com participação popular
Protestos e seminários ocorrem dias 23, 25, 26 e 27 na cidade de São Paulo
Brasil de Fato – 20/10/2011
Entidades e movimentos sociais realizam a partir de domingo (23), em São Paulo, a Semana de Mobilização por uma Copa com Participação Popular. O objetivo é alertar a população para os impactos do megaevento na cidade, que foi confirmada para receber o jogo de abertura do Mundial, em 12 de junho de 2014, além de cinco outros jogos no estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste.
A primeira atividade será no domingo (23), com o ato “Para além do Fora Ricardo Teixeira” promovido pela Associação Nacional dos Torcedores e Torcedoras nas proximidades do estádio do Morumbi, a partir das 13h.
Na segunda-feira (24), o Comitê Popular de São Paulo, a Defensoria Pública do Estado e a Escola da Defensoria realizarão o seminário “Os Impactos Sociais da Copa de 2014 em Debate”, que discutirá a nova Lei Geral da Copa, impactos urbanísticos, as remoções forçadas e a luta dos movimentos sociais contra violações de direitos humanos nas preparações do megaevento. O evento ocorrerá a partir das 8h30 no auditório da Defensoria Pública do Estado de S. Paulo (Rua Boa Vista 200 – Centro de São Paulo).
O movimento chega às ruas na manhã de terça-feira (25), quando haverá uma manifestação na Praça da Sé, no centro da capital paulista, com intervenções culturais e futebol na rua.
Na quarta-feira (26), lideranças de camelôs das 12 cidades-sede, articulados internacionalmente com movimentos de outros países onde já ocorreram megaeventos espotivos, participarão do Fórum “Campanha Cidades de Classe Mundial para Todos”. O objetivo será denunciar a perseguição e a violência contra os trabalhadores.
Na quinta-feira-feira (27), a Defensoria Pública, no projeto Defensoria Volante, fará o atendimento in loco das famílias da Favela do Caititu, atingidas pelas obras da Copa.
Para encerrar a semana, o Comitê Popular preparou uma oficina que ocorrerá dia 29, sábado, dentro da programação do Fórum Social São Paulo, com o tema: “Copa pra quem? Resistência e Luta dos Movimentos Populares Frente aos Impactos da Copa de 2014″, na Faculdade Zumbi dos Palmares.
Programação do seminário “Os Impactos Sociais da Copa de 2014 em Debate”
8h30min -9h30min
Inscrição e Coffee break
9h30min –11h00min
LEI GERAL DA COPA E A SUPRESSÃO DE DIREITOS E ESTADO DE EXCEÇÃO
Palestrante: Alexandre Mendes (Advogado, Doutorando em Direito da Cidade -UERJ)
11h00min – 12h30min
REMOÇÕES FORÇADAS E O DIREITO A MORADIA
Palestrante: Jairo Salvador de Souza (Defensor Público, em atuação na 2ª Defensoria Pública de São José dos Campos, Coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar e Colaborador do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública de São Paulo. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes no RJ)
12h30min – 14h00min
Almoço
14h00min – 15h30min
OS IMPACTOS URBANÍSTICOS E POLÍTICOS DAS OBRAS NA COPA SOBRE AS CIDADES
Palestrante: Kazuo Nakano (Arquiteto urbanista, graduado pela FAU – Universidade de São Paulo, pós-graduação em gestão urbana e ambiental pelo Institute for Housing and Urban Development – IHS de Rotterdam, Holanda, mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas pela FAU – Universidade de São Paulo, doutorando em Demogra_fia no Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) da UNICAMP. Trabalhou no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP e foi Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Atua como técnico do Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais com desenvolvimento de pesquisas urbanas e atuação em assessorias técnicas em diversas cidades brasileiras na elaboração de planos diretores participativos como, por exemplo, em São Gabriel da Cachoeira (AM), Vitória (ES), Piracicaba (SP), Fortaleza (CE). Foi professor no Centro Universitário do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) no curso de mestrado lato sensu sobre Projetos Gestão Social. Integrou a equipe de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação (PLANHAB) junto à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Tem artigos sobre esse assunto publicados em livros e periódicos especializados.
15h30min – 16h00min
Coffee Break
16h00min – 17h30min
RESISTÊNCIA E LUTA DOS MOVIMENTOS POPULARES FRENTE ÀS VIOLAÇÕES DA COPA DO MUNDO DE 2014
Palestrantes: Benedito Roberto Barbosa(Advogado do centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e da União dos Movimentos de Moradia (UMM)), Gloria Orlando (Membro do Comitê Copa Pra Quem? da Região de Itaquera) e Rosilene Wanseto (Coordenação Jubileu Sul)