Fórum Justiça

Nota Pública do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro sobre a Aldeia Maracanã

21/01/2013

Compartilhe!

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro [CEDDH/RJ] vem a público manifestar seu profundo repúdio à tentativa de demolição do prédio que abrigou o primeiro Museu do Índio da América Latina, atual Aldeia Maracanã, por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro [CPMC/RJ], por determinação do Decreto Municipal 20.048/2001, tem competência para deliberar acerca da demolição e da alteração das edificações construídas até 1937.

Em dezembro de 2012, o CPMC/RJ posicionou-se contrário à demolição do antigo Museu do Índio, prédio que data de 1865 e atualmente é um importante espaço para diversas etnias indígenas.

Em consonante desacordo com a legislação municipal, a postura do Governo do Estado em reafirmar a necessidade de demolição do prédio contraria tanto a deliberação de um importante espaço democrático de conservação do patrimônio cultural da cidade, bem como ampla legislação vigente.

Importante ressaltar que a FIFA já se posicionou pela não necessidade de demolição do prédio para a reforma do Complexo do Maracanã, bem como o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia são contrários à demolição.

No sentido de preservar este importante patrimônio, o CEDDH/RJ enfatiza a necessidade de urgente revisão do atual posicionamento do Executivo Estadual.

Noelle Resende
Presidente
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free online course
download huawei firmware
Download WordPress Themes
free online course