Fórum Justiça

Nota sobre os atentados e mortes dos últimos dias de lutadores do povo

12/05/2014

Compartilhe!

A Articulação da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares- RENAP, reunida no dia 07 de maio de 2014, em Brasília-DF, vem repudiar os assassinatos e tentativas ocorridas nos últimos dias. A violência promovida pelo agronegócio precisa de um basta.

No dia 02 de maio, dois pistoleiros de moto foram até um acampamento em Ibaretama-CE, que fica nas margens de uma BR, e atiraram em dois acampados. Os tiros atingiram duas pessoas e um dos pistoleiros está preso em Quixadá-CE e o outro encontra-se foragido. O líder do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Sétimo Garibaldi de Terra Rica, no noroeste do Paraná, Valdair Roque, foi assassinado em frente a sua casa, no último 4 de mais. Mais uma vítima do latifúndio.

Ontem, 06 de maio, dois trabalhadores rurais foram assassinados em Apodi-RN. Dois homens em uma moto preta sem placa abordaram os dois militantes atiraram em Francisco Laci Gurgel Fernandes, de 34 anos, mais conhecido por Chacal, e Francisco Alcivan Nunes de Paiva, de 46 anos, o Civan. As mortes foram em decorrência do acampamento em área que estava sendo construído o perímetro irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Os Sem Terra sofrem ameaças constantes de jagunços armados e seguranças da empresa que faz a obra. Esta violência do agronegócio se vê do outro lado da Chapada do Apodi-CE. Em 2010, a liderança José Maria do Tomé foi assassinada por denunciar o agronegócio na região do Limoeiro do Norte-CE. Agora, a justiça concede liminar pra despejar acampamento no Perímetro Irrigado neste Município. A ocupação no Ceará denuncia 10 mil hectare do projeto de irrigação na região, 4 mil estão invadidas e griladas por empresas nacionais e transnacionais do agronegócio.

A luta social não pode ser criminalizada, e nem se deve naturalizar estes atentados, estas mortes. A RENAP se coloca ao lado das lutas populares e se indigna com este quadro de injustiças, muitas vezes chancelado por ações e/ou omissões das Instituições do Estado, que deveria ser Democrático de Direito.

 

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download