Fórum Justiça

[Piauí] Defensoria Pública deflagra processo para escolha do Ouvidor-Geral

16/04/2013

Compartilhe!

A Defensoria Pública do Estado do Piauí deflagrou nesta sexta-feira (12) o processo para a escolha do Ouvidor-Geral da Instituição. Por entender que a importância de um número significativo de representantes dos movimentos sociais é necessária para a realização da Audiência Pública, a Comissão Eleitoral, em comum acordo com o Conselho Superior da DPE-PI, optou por transferir a solenidade para outra oportunidade e aproveitou a representatividade presente para a realização de um debate, que definiu os primeiros passos para o encaminhamento do processo.

A abertura da reunião contou com a presença da Defensora Pública Geral e Presidente do Conselho Superior da Defensoria, Dra. Norma Lavenère; do Sub-Defensor Geral, Dr. Francisco de Jesus Barbosa;da Corregedora-Geral, Dra. Myrtes Maria de Freitas e Silva; do Presidente da Comissão Eleitoral Dr. Igo Castelo Branco Sampaio e do Presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos, Dr. Arilson Pereira Malaquias, que compuseram a mesa de honra. Também estiveram presentes os demais membros do Conselho Superior, da Comissão Eleitoral e representantes de 17 entidades representativas da sociedade civil.

Ao fazer a abertura dos trabalhos, o Presidente da Comissão, Dr. Igo Castelo Branco Sampaio, destacou que a escolha do Ouvidor-Geral da DPE Piauí representa um grande passo no processo de construção de um diálogo mais estreito com a sociedade e que, para isso, a participação de mesma é de fundamental importância. “Trata-se de um processo novo, que demanda novidades, que está se adequando e, nessa formação da Lista Tríplice para Ouvidor, nada melhor que a sociedade civil se manifeste”, disse.

Em sua fala a Defensora Pública Geral, Dra. Norma Lavenère, destacou a importância do Ouvidor-Geral e da abertura desse diálogo com a sociedade civil para o fortalecimento e construção da Defensoria Pública do Piauí. “Preciso registrar que a Defensoria vive um dos momentos mais felizes e mais emblemáticos da sua história com a escolha Ouvidor-Geral. Esse é um processo que nos regozija e engrandece de todas as maneiras e reforça nossa característica de não sermos uma Instituição fechada. Não concebemos uma Defensoria distante dos movimentos sociais, representante que é dos nossos assistidos, portanto esse diálogo é propositivo de todas as formas. Vamos intensificar a aproximação da Instituição com todo o movimento social”, disse

Ela também ressaltou a importância de ter o movimento social como parceiro e aliado na busca por melhorias para a Defensoria Pública, o que se revertirá em melhor atendimento aos assistidos.“Escolhendo o seu Ouvidor-Geral a Defensoria Pública ganhará em todos os sentidos e passará ter um olhar para dentro, o que numa relação ética, honesta, verdadeira e consciente possibilitará que todos ganhem, principalmente os assistidos da Ddfensoria Pública do Piauí, que contarão com uma Instituição forte independente e capaz de lhes garantir com a essa atividade a defesa de seus direitos e a acessibilidade à Justiça na forma em que precisam», ressaltou a Dra. Norma Lavenére.

O Presidente da Apidep, Dr. Arilson Malaquias, também se manifestou e falou da alegria de participar da deflagração de escolha do Ouvidor. “Esse processo ainda não havia ocorrido por várias razões, inclusive por necessidade de uma legislação estadual que previsse a remuneração do Ouvidor externo, o que ocorreu no final do ano passado. A Ouvidoria-Geral é fruto de uma demanda da classe dos Defensores Públicos e o Projeto de Lei que passou a prever o cargo foi desenvolvido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), sendo a Defensoria uma das únicas Instituições estatais e jurídicas que têm Ouvidor escolhido no seio da sociedade”, afirmou.

Os representantes das entidades do movimento social presentes à reunião foram unânimes em elogiar e destacar a iniciativa de Defensoria. “Trata-se de um verdadeiro avanço e a Defensoria Pública está de parabéns ao iniciar esse processo de forma democrática”, afirmou Marinalva Santana , representante do Grupo Matizes. Para o representante do Sindicato dos Detetives, Walcy Vieira, “esse é um passo que deveria ser copiado por todos os outros órgãos e instituições que lidam com a sociedade. É preciso ter em mente que a participação popular é imprescindível para qualquer demanda que o Poder Público possa levar adiante”, disse.

A professora Lucineide Barros, representante da Uespi, também destacou a importância dessa parceria. “Sabemos que apesar de todos os esforços dos representantes da Defensoria Pública ainda é necessária uma injeção na Instituição. Precisamos de mais Defensores e o Orçamento destinado à Defensoria Pública não pode permanecer esse, para que a Instituição possa desenvolver a contento o seu trabalho no atendimento das demandas da sociedade que são tão sérias e necessárias”, afirmou.

Ao final da reunião ficou definido que a Comissão Eleitoral do processo de Escolha do Ouvidor-Geral da Defensoria vai estabelecer um canal direto de troca de informações com os representantes do movimento social, que poderão opinar sobre o desenvolvimento do processo até a próxima Audiência Pública, a ser realizada no dia 10 de maio deste ano de 2013.

http://www.defensoria.pi.gov.br/verNoticia.action?noticia.id=1304

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course