VI Congresso Nacional do MST, 10 a 14 de fevereiro, Brasília
A Associação dos Amigos da Escola Florestan Fernandes – entidade que apóia o esforço pedagógico empreendido pela referida Escola para a formação política de integrantes dos movimentos sociais do Brasil e de outros países – assinala a oportunidade de se acompanhar um importante evento que faz parte da luta pela terra no Brasil, o VI Congresso Nacional do MST.
O evento ocorrerá em Brasília de 10 a 14 de fevereiro de 2014 reunindo 15 mil delegados e mil crianças Sem Terrinha, vindos das diversas áreas de assentamentos e acampamentos do Brasil, representando as mais de 350 mil famílias assentadas e 90 mil famílias acampadas.
O Congresso faz parte de um longo processo de debates realizados nos últimos dois anos com toda base, setores, coletivos e instâncias do MST que resultou na construção do Programa Agrário do MST, sintetizado na cartilha aqui disponível. A ideia principal expressa é de que precisamos de uma Reforma Agrária que atenda a toda a sociedade, baseada na produção de alimentos sadios, sem agrotóxicos, calcada em uma matriz agroecológica de produção que respeite a natureza.
Os principais temas de discussão nos cinco dias de congresso são:
ü Balanço crítico dos 30 anos do MST;
ü A Reforma Agrária Popular;
ü Os desafios da classe trabalhadora brasileira;
ü Conjuntura internacional: imperialismo e nossas atuações;
ü Desafios do MST: o papel político dos assentamentos;
ü Táticas de luta pela reforma agrária no próximo período.
Desta forma o congresso será um importante espaço de reflexão e debates sobre os atuais desafios da luta pela Reforma Agrária, ao mesmo tempo em que selará a unidade em torno do projeto de Reforma Agrária Popular e celebrará os 30 Anos do MST.
Coordenação da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes (AAENFF)
Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)