Fórum Justiça

FJ-RS acompanha com preocupação conflitos na Terra Indígena de Guarita

23/02/2022
Territórios

Compartilhe!

O FJ-Rio Grande de Sul acompanha atentamente a tensão na Terra Indígena de Guarita, no noroeste gaúcho, e apoia a atuação do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), por meio da sua Comissão Permanente Direitos Humanos e Povos Indígenas, que tem como um dos representantes Rodrigo de Medeiros Silva, integrante da articulação.

Confira o texto escrito por Rodrigo e leia a nota e a recomendação:

 

O CEDH-RS LANÇA NOTA E RECOMENDAÇÃO SOBRE CONFLITOS NAS TERRAS INDÍGENAS NO NORTE DO ESTADO, FJ-RS ACOMPANHA O CASO

No último dia 21 de fevereiro de 2022, o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, por meio da sua Comissão Permanente Direitos Humanos e Povos Indígenas, acompanhando o crescente aumento de tensão na Terra Indígena de Guarita[1], e outros casos semelhantes na região, lançou Nota, manifestando a sua preocupação com a situação específica de Guarita e Recomendação de uma câmara técnica interinstitucional para atuar nos conflitos e violações de direitos que ocorrem nas terras indígenas no norte do estado. O Fórum  Justiça no RS também acompanha a situação participando da referida Comissão do CEDH-RS.

Destacando o respeito ao princípio da não interferência na organização interna, nos termos do ordenamento jurídico, lembra em sua manifestação que também se deve resguardar direitos humanos e fundamentais, os quais não podem ser violados. Exorta, assim, ao diálogo entre as partes em conflito, bem como o respeito aos direitos à vida, à integridade física, à ir e vir, dentre outros. Solicita também que as autoridades competentes apurem quem são os envolvidos e beneficiários de arrendamentos das terras para a soja, buscando a responsabilização dos mesmos, resolvendo a causa de muitos desentendimentos, injustiças e desigualdades internas.

Leia a  Recomendação CEDH/RS N°47/2022 

Leia a Nota Pública sobre os conflitos e tensões na terra indígena Kaingang de guarita (RS) 

A recomendação é voltada para o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Civil e Brigada Militar. O intuito da criação desta câmara técnica é que se possa, de uma forma mais eficiente, prevenir e coibir práticas de crimes e outros atos e omissões que causem desagregação social e desigualdades nas terras indígenas no norte do Estado do Rio Grande do Sul.

 Rodrigo de Medeiros Silva

Fórum Justiça
Comissão Permanente Direitos Humanos e Povos Indígenas
Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
 [1] Localizada em áreas dos municípios de Redentora, Tenente Portela e Herval Seco, no note gaúcho.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download