Fórum Justiça

Fórum Justiça convida para oficina no V Congresso da AIDEF

16/07/2012

Compartilhe!

O Fórum Justiça convida para a oficina que fará com a participação de articuladoras(es), facilitadoras(es) dos grupos de trabalho e integrantes do Conselho Consultivo.durante o V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF, a ser realizado na cidade de Fortaleza/CE (http://www.aidef.org/congresso/). Tal oficina ocorrerá no dia 15 de agosto, das 14 às 16 horas, e tem o objetivo de difundir a proposta de articulação de movimentos sociais, setores acadêmicos e instituições do sistema de justiça para estabelecer diálogos sistemáticos e contínuos sobre ações inovadoras e políticas democratizantes relacionadas ao mencionado sistema, enfatizando a justiça como serviço público.

A propósito de animar a conversa com o público presente será apresentado o artigo FÓRUM JUSTIÇA: construção coletiva de espaço para discutir política judicial com reconhecimento, redistribuição e participação popular (artigo produzido para coletânea que se encontra no prelo).

O Fórum Justiça reafirma o compromisso institucional da Defensoria Pública por identificar e adotar mecanismos democráticos que concretizem as demandas populares no âmbito do sistema de justiça. Nessa linha tem se envidado esforços visando dar sentido à expressão modelo de justiça integrador, aberto a todos os setores da sociedade e especialmente sensível com os mais desfavorecidos ou em situação de vulnerabilidade, previsto na Declaração associada às 100 Regras de Brasília (2006).

A primeira Reunião Geral do Fórum Justiça ocorreu nos dias 8 e 9 de dezembro de 2011, na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e resultou no documento-compromisso denominado Pacto Fórum Justiça – Rio de Janeiro, firmado por dezenas de entidades e ativistas autônomos envolvidos nesse processo de articulação.

Pretende-se, assim, com essa oficina identificar defensores públicos, grupos acadêmicos, estudantes, organizações e movimentos sociais interessados em expandir o Fórum Justiça, estimulando a formação de novos campos dessa articulação em outros estados do país. Ressalte-se que se encontra em andamento atividade dessa natureza no Rio Grande do Sul – RS e em Belém – PA.

O Congresso da AIDEF constitui também uma excelente oportunidade de compartilhar essa experiência com os defensores públicos de outros países das Américas, levantando-se, se possível, práticas similares ao Fórum Justiça, nas quais sejam discutidas mecanismos democratizantes para o sistema de justiça.

Articulação Fórum Justiça

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download lava firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course