Fórum Justiça

Nota técnica: Fórum Justiça apoia criação de conselho consultivo da ouvidoria da DPE-RS

27/07/2023

Compartilhe!

O Fórum Justiça encaminhou nota técnica à Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na qual se posiciona favoravelmente à criação de um conselho consultivo para o órgão. A nota ressalta a importância dos conselhos consultivos como instrumentos essenciais para fortalecer e aprimorar o trabalho das Ouvidorias.

Com base na experiência de colegiados similares existentes nas Defensorias da Bahia e de São Paulo, o Fórum Justiça destaca que os conselhos consultivos têm desempenhado um papel fundamental na ampliação do diálogo com a população e na promoção de uma maior qualidade nos serviços prestados pelas Ouvidorias. 

O modelo adotado pelos conselhos consultivos envolve a participação de representantes da sociedade civil, líderes comunitários e especialistas, garantindo um espaço de controle social e fiscalização das atividades da Ouvidoria Geral. Além disso, a instituição desses conselhos traz a possibilidade de oferecer auxílio técnico para a elaboração de soluções, a partir das demandas da população e da sociedade civil organizada.

A nota técnica do Fórum Justiça ainda ressalta a importância de garantir a qualidade da assistência técnico-jurídica especializada, conforme previsto nas 100 Regras de Brasília Sobre o Acesso à Justiça para Pessoas em Condições de Vulnerabilidade, reforçando a necessidade de mecanismos de controle.

Diante das limitações enfrentadas pelas ouvidorias de defensorias públicas em todo o país, como apontado em uma pesquisa recente, o Fórum Justiça acredita que a instituição do conselho consultivo na Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul pode representar um importante avanço no aprimoramento do diálogo com a população e na busca por soluções mais efetivas.

Leia a nota técnica aqui.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=