Novo vídeo do AJA aborda estudo sobre direito póstumo de pessoas transgêneras
Confira o novo vídeo Diálogos Interculturais AJA Contribuições sobre o Acesso à Justiça nas Américas”, sobre o artigo da pesquisadora brasileira Simone Alvarez Lima a respeito do direito de pessoas trans terem a troca do nome civil pelo social na certidão de óbito, a pedido dos pais.
No vídeo, Simone explica, com base em um caso concreto, a dificuldade de pais conseguirem esse direito póstumo e defende a alteração legislativa em prol da dignidade humana, respeito à vida privada e à honra, como determina a Constituição.
O artigo pode ser lido na 1ª coletânea online do AJA, um consórcio de acadêmicos/as, defensores/as públicos/as e ativistas e organizações de diferentes países do continente que trabalham para ampliar o acesso à justiça na região: accesstojusticeamericas.org
O conteúdo foi produzido pelo Fórum Justiça (FJ),que integra o AJA, e pode ser visto nos idiomas espanhol, francês, inglês e português.
Além do FJ, apoiam o projeto: uOttawaHRREC, Cultura DH, Anadep, Adperj, AIDEF #BLODEPM, IPDMS e Instituto Joaquín Herrera Flores.