Fórum Justiça

Oficina sobre os Desafios da Participação da Sociedade Civil no CNJ (13/04)

28/03/2022
Democratização do Sistema de Justiça

Compartilhe!

Para marcar com chave de ouro os dez anos do FJ e suas contribuições coletivas para um sistema de justiça integrador e plural, a articulação promove ao longo do ano o Colóquio Sistema de Justiça e Sociedade: marcos para a redemocratização do Brasil. 

Dividido em três momentos, o primeiro é dedicado ao CNJ a fim de debater e propor melhorias para sua maior democratização.  A primeira atividade será a Oficina Sistema de Justiça e Sociedade: CNJ em destaque, no dia 13/04, às 18h, pela plataforma ZOOM, com transmissão ao vivo pelo canal do Fórum Justiça no YouTube.

 

As inscrições são gratuitas: www.even3.com.br/cnjemdestaque

 

O professor Roberto Fragale (UFF) e a coordenadora da plataforma JUSTA, Luciana Zafallon, serão os expositores da atividade.  

O objetivo do evento é reunir e unir diferentes integrantes da sociedade civil organizada em torno do debate sobre formas de incrementar a participação social  na composição e tomadas de decisão do CNJ, que tem como missão melhorar os serviços da justiça e exercer o controle e a transparência sobre o Poder Judiciário.

O Colóquio prevê uma série de atividades sobre as experiências de participação social na política judicial, inauguradas no contexto das reformas da justiça, em especial a experiência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e das ouvidorias externas na Defensoria Pública.  Acesse Aqui mais informações sobre o projeto.

O CNJ 

Criado em junho de 2005 pela Emenda Constitucional n° 45 o CNJ é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, fiscalizando administrativa e financeiramente os demais órgãos da Justiça, com exceção do STF. 

Bibliografia recomendada para a oficina:

CNJ. 10 anos CNJ. 2015. Conselho Nacional de Justiça. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/conteudo/arquivo/2016/07/e28add034bc27171ec21980c79aa8b42.pdf

CNJ. Publicações. Disponível: https://www.cnj.jus.br/publicacoes

CNJ. Resolução n. 255 de 04 de setembro de 2018. Institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2670

CNJ. Resolução n. 203 de 23 de junho de 2015. Dispõe sobre a reserva aos negros, no âmbito do Poder Judiciário, de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e de ingresso na magistratura. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2203

KOERNER, Andrei. Judiciário e moralização da política: três reflexões sobre as tendências recentes no Brasil. Pensar, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 681-711, set./dez. 2013.

FRAGALE. Roberto Filho. Conselho Nacional de Justiça: Desenho Institucional, Construção de Agenda e Processo Decisório. DADOS. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 6, n.4, 2013, pp. 975 a 1007.

KOERNER. Andrei. FRAGALE. Roberto. Do Controle Externo à Participação Cidadã: 10 anos do CNJ. 2015. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/controle-externo-participacao-cidada-10-anos-de-cnj-23122014

RAMPIM, T. Geopolítica da Justiça na América Latina. In: IGREJA, R.L.; NEGRI, C. (orgs.) Desigualdades Globais e Justiça Social: Interfaces teóricas, acesso à justiça e Democracia. DF: Flacso.

PEREIRA, Jane Reis Gonçalves; OLIVEIRA, Renan Medeiros. A (des)igualdade no judiciário brasileiro: breve comentário ao relatório “Perfil Sociodemográfico dos Magistrados Brasileiros”, do Conselho Nacional de Justiça. Revista Publicum. Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2018, p. 214-219.

SADEK, Maria Tereza. Poder Judiciário: perspectivas de reforma. Opinião Pública. Campinas, Vol. X, nº 1, Maio, 2004, p. 1-62.

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download