RELATO DA REUNIÃO DO FÓRUM JUSTIÇA NO RS– 13 DE AGOSTO DE 2015
Presentes: Clara Silveira, Júlio Alt, Marcelo Azambuja, Régis Lisbôa e Rodrigo de Medeiros
Planejamento:
Tirou-se o indicativo da manhã do dia 12 de setembro, no Sarái, para fazer o planejamento. Júlio irá ver a possibilidade do local, Marcelo ficará responsável para facilitar o planejamento e Rodrigo fará uma carta convite para o planejamento. Clara e Rodrigo farão uma fala na abertura do planejamento, compartilhando as experiências do Fórum Justiça no Ceará e no Rio de Janeiro.
Rodas de conversa
Irá se propor duas rodas de conversa para serem realizadas com o SAJU, na UFRGS e 3 rodas de conversa no IDC, respectivamente: Moradia e Justiça; Gênero e Justiça; Cárcere e Justiça; Infância e Justiça; e Música, Poesia e Justiça. Convidaremos o Saju, a Themis- Gênero e Justiça, a Acesso- Cidadania e Direitos Humanos, um membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-RS e o Estado de Direito, para facilitarem os momentos, de acordo com a temática de cada roda.
Rodrigo falará com o Prof. Rafael Werner, da Faculdade de Filosofia do IDC e o Régis com o Saju sobre estas propostas.
Ato de solidariedade a Curuguaty
A proposta é realizar no Comitê Latino Americano, envolvendo o Coletivo Catarse. Quer-se passar o vídeo “Desmontando Curuguaty”, e depois realizar um debate sobre o conflito e o julgamento, para no fim apresentar um documento de solidariedade para assinaturas e envio à Embaixada do Paraguai. O indicativo de data tirado foi 17 de setembro. Júlio ficou responsável pelos contatos.
Atingidos pela Ponte do Guaíba
Júlio deu o informe sobre a reunião na Defensoria Pública da União e os encaminhamentos tomados. Informou da próxima reunião no próximo dia 02 de setembro na Defensoria Pública, 14 horas. Ficou o indicativo de após o dia 02/09, o Fórum Justiça realizar reunião com os representantes das comunidades atingidas nas Ilhas.