Fórum Justiça

Seminário discute pesquisa empírica em Direito no Brasil e tem conferência internacional sobre discriminação no emprego

25/11/2013

Compartilhe!

O seminário “Pensando a Pesquisa Empírica em Direito no Brasil: conjugando métodos e aplicando resultados na política legislativa” será realizado no auditório Tancredo Neves, do Palácio da Justiça, em Brasília, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

Durante o evento serão lançadas as pesquisas do projeto Pensando o Direito realizadas em 2012 e o Volume Especial de 5 anos do projetos. As pesquisas de 2012 estarão compiladas em dois volumes da edição de número 49, referente ao tema “Mecanismos jurídicos para a modernização e transparência da gestão pública” e serão apresentadas na abertura do seminário. Em seguida será apresentada o volume especial de 5 anos (o número 50 da série), com o tema “O papel da pesquisa na Política Legislativa – Metodologia e Relato de Experiências do Projeto Pensando o Direito”.

Na parte da tarde do evento, serão apresentados os resultados parciais de pesquisas do projeto que ainda estão em andamento, em mesas de debates com a presença dos professores coordenadores das pesquisas.

Um dos pontos altos do seminário é a conferência da professora Laura Beth Nielsen, que discutirá ‘Os direitos em julgamento: estudando acesso à justiça, advogados e litigância nas controvérsias sobre políticas públicas’. Ela apresentará pesquisa sobre as percepções de justiça de litigantes, defensores e advogados em 100 casos de discriminação no emprego. A pesquisa revela que a noção de justiça não é universal, mas situacional, dependente do contexto social e institucional.

Laura Beth Nielsen é professora associada de Sociologia e Diretora do Centro de Estudos Jurídicos da Northwestern University (Chicago) e sua pesquisa aborda a capacidade do Direito de promover mudança social. Seu campo principal de atuação é a sociologia do Direito, com interesse particular na consciência jurídica (como pessoas comuns entendem o Direito) e na relação entre direito e desigualdades de raça, gênero e classe. É também especialista nas áreas de assédio sexual no local de trabalho e em outros locais, direitos civis de empregados em vários temas, incluindo gestação, salários, raça, sexo e nacionalidade; e é uma estudiosa das profissões jurídicas.

Seu primeiro livro, “Licença para ofender: Direito, hierarquias, e discurso público ofensivo” (Princeton University Press, 2004) estuda discursos racistas e sexistas nas ruas, reações e respostas a estes, e atitudes sobre o uso do direito para lidar com esse tipo de discurso.

Haverá tradução simultânea.

Confira a programação completa do seminário “Pensando a Pesquisa Empírica em Direito no Brasil: conjugando métodos e aplicando resultados na política legislativa”

Programação

Data: 26/11/2013  Local: Auditório do Ministério da Justiça

9 horasAbertura e lançamento das publicações do Projeto Pensando o Direito

Número 49, Volumes I e II – Mecanismos jurídicos para a modernização e transparência da gestão pública

Número 50, Volume Especial – O papel da pesquisa na Política Legislativa – Metodologia e Relato de Experiências do Projeto Pensando o Direito

10 horas: Conferência

Profa. Dra. Laura Beth Nielsen – “Os direitos em julgamento: estudando acesso à justiça, advogados e litigância nas controvérsias sobre políticas públicas.”

14 horas: Mesa de debates

Debatedora: Ela Wiecko Volkmer de Castilho – Vice-Procuradora Geral da República e Professora da UnB

  • “Violências contra a Mulher e as Práticas Institucionais” (profa. Cristiane Brandão/UFRJ)
  • “Dar à luz na sombra: Condições atuais e possibilidades futuras para o exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão” (profa. Ana Gabriela Braga/UNESP)
  • “A Tributação das Organizações da Sociedade Civil: condições de possibilidade para um Simples Social” (prof. Leonel Cesarino Pessoa/FGV/SP)

15h45: Mesa de debates

Debatedor: Flavio Crocce Caetano – Secretário de Reforma do Judiciário e Professor da PUC/SP

  • “Panaceia universal ou remédio constitucional? Habeas Corpus nos Tribunais Superiores” (prof. Thiago Bottino do Amaral/FGV/RJ)
  • “Condições atuais e possibilidades futuras para a reparação de danos por excesso de prisão” (prof. Rogerio Dultra Santos/UFF)
  • “Litigiosidade e desenvolvimento” (profs. Marcelo Guedes Nunes e Julio Zuccon Trecenti / Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ)

Será expedido certificado aos participantes que assinarem a lista de presença.

 

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=