“Terreiros em Luta”: Cartilha Contra Racismo Religioso Ganha Nova Edição
A nova edição da cartilha “Terreiros em luta: caminhos para o enfrentamento ao racismo religioso” foi lançada, com foco nas leis, políticas e serviços de proteção ao racismo religioso no Brasil, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e Bahia.
O material, uma iniciativa do projeto Racismo Religioso e Redução da Violência e Discriminação contra Praticantes de Religiões Afrodescendentes no Brasil, é resultado de uma colaboração entre o Ilê Axé Omiojuarô (RJ), Ilê Axé Omi Ogun siwajú (BA) e Criola (RJ), com apoio do Instituto para Raça e Igualdade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Fórum Justiça.
A cartilha detalha como realizar denúncias de violações, seja presencial ou virtual, e fornece orientações para o acesso ao direito fundamental de liberdade de expressão religiosa.
As religiões afro-brasileiras, com sua rica diversidade e presença em todo o território nacional, representam um mosaico de tradições e culturas. O material aborda o histórico racismo contra religiões de matriz afro-brasileira, destacando a necessidade de reconhecimento e proteção da cultura, saberes e existência dessas comunidades.
A nova edição da cartilha foi distribuída durante o lançamento do livro “Caroço de Dendê”, que conta histórias de Mãe Beata de Iemanjá, que ela chamava de “contos da senzala”. O livro foi reeditado pela editora Pallas. O lançamento ocorreu no dia 18 de novembro de 2023, no Ilê Axé Omiojuarô, terreiro de Mãe Beata e contou com a presença de Ana Paula Sciammarella, conselheira do Fórum Justiça e professora da UNIRIO.