Fórum Justiça

“Terreiros em Luta”: Cartilha Contra Racismo Religioso Ganha Nova Edição

15/12/2023

Compartilhe!

A nova edição da cartilha “Terreiros em luta: caminhos para o enfrentamento ao racismo religioso” foi lançada, com foco nas leis, políticas e serviços de proteção ao racismo religioso no Brasil, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e Bahia. 

O material, uma iniciativa do projeto Racismo Religioso e Redução da Violência e Discriminação contra Praticantes de Religiões Afrodescendentes no Brasil, é resultado de uma colaboração entre o Ilê Axé Omiojuarô (RJ), Ilê Axé Omi Ogun siwajú (BA) e Criola (RJ), com apoio do Instituto para Raça e Igualdade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Fórum Justiça.

A cartilha detalha como realizar denúncias de violações, seja presencial ou virtual, e fornece orientações para o acesso ao direito fundamental de liberdade de expressão religiosa. 

As religiões afro-brasileiras, com sua rica diversidade e presença em todo o território nacional, representam um mosaico de tradições e culturas. O material aborda o histórico racismo contra religiões de matriz afro-brasileira, destacando a necessidade de reconhecimento e proteção da cultura, saberes e existência dessas comunidades.

A nova edição da cartilha foi distribuída durante o lançamento do livro “Caroço de Dendê”, que conta histórias de Mãe Beata de Iemanjá, que ela chamava de “contos da senzala”. O livro foi reeditado pela editora Pallas. O lançamento ocorreu no dia 18 de novembro de 2023, no Ilê Axé Omiojuarô,  terreiro de Mãe Beata e contou com a presença de Ana Paula Sciammarella, conselheira do Fórum Justiça e professora da UNIRIO. 

Leia a cartilha Terreiros em Luta.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
online free course