Carta aberta da APIB sobre a vacância na presidência da FUNAI

13/10/2014

apib
Sra. Dilma Rousseff
Presidenta da República

Sr. Aloizio Mercadante
Ministro Chefe da Casa Civil

Sr. José Eduardo Cardoso
Ministro da Justiça

Sra. Débora Duprat
Coordenadora de Coordenação e Revisão do MPF

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), considerando a atual situação da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, órgão indigenista oficial do Estado brasileiro que nos últimos tempos tem vivenciado período de perseguição por parte das forças anti-indígena e fragilidade política no âmbito do governo federal. Diante dos constantes ataques aos direitos historicamente conquistados pelos Povos Indígenas do Brasil urge fortalecer a estrutura estatal que tem por função precípua a defesa de nossos interesses. Neste momento, este órgão vinculado ao Ministério da Justiça que tem por missão institucional a proteção e promoção de nossos direitos e a função de coordenar a execução da política indigenista do Governo Federal encontra-se sem presidente.

Nossas comunidades, lideranças e organizações mantém com a fundação articulações concretas que tem por objetivo a demarcação dos territórios tradicionais, a defesa do meio ambiente e do modo de vida tradicional e a manutenção do bem viver dos povos indígenas; razão pela qual a vacância na gestão da instituição indigenista preocupa o movimento indígena e demonstra a não prioridade da política indigenista no âmbito do governo federal.

A ausência do presidente (a) inviabiliza as ações em execução, pois estas dependem intrinsecamente de atos coordenados pela Funai, do aparato estatal e da decisão de gestão governamental, e uma vacância duradoura  inviabiliza as proposições em andamento, colocando em risco a continuação das atividades nas terras indígenas.

A título de exemplo, citamos as ações de gestão ambiental desenvolvidas pela Fundação Nacional do Índio norteadas pela Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída pelo decreto 7.747, de 05 de junho de 2012, tendo por objetivo garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas, assegurando a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural dos povos indígenas, respeitando sua autonomia sociocultural.

A APIB consigna ainda que está em andamento o processo de realização da I Conferência Nacional de Política Indigenista, na qual estará em discussão o tema “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas sob o paradigma da Constituição de 1988”. Ocasião de reafirmação “das garantias reconhecidas aos povos indígenas no país” e a proposição de “diretrizes para a construção e consolidação da política indigenista nacional”, tal qual reza o Decreto No. 141 de convocação da Conferência.

Aproveitando o ensejo, a APIB ressalta a gestão da ex–presidenta Sra. Maria Augusta Boulitreau Assirati, que foi marcada pelo diálogo com o movimento indígena, defesa dos direitos conquistados e fortalecimento da autonomia dos povos indígenas. Apregoamos que as futuras gestões devem ser orientadas por estes princípios, garantindo-se a participação dos povos indígenas.

Por fim, exigimos do Ministro da Justiça agilidade na nomeação imediata do cargo de Presidência da Fundação Nacional do índio – Funai.

Brasília – DF, 09 de outubro de 2014

Download Premium WordPress Themes Free