Fórum Justiça

ESDPA vai criar primeira universidade de Defensorias do Brasil

02/12/2014

Compartilhe!

Escola Superior   Atualizado em 26/11/2014 09:59:14

unnamed-7

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará pode abrigar a primeira Universidade de Educação em Direitos do Brasil já no início de 2015. Quem garante é o Diretor da ESDPA, Defensor Público Antônio Cardoso. Segundo ele, o processo de credenciamento da Escola deflagrado junto ao Conselho Estadual de Educação, deve render a criação de uma instituição de ensino superior em condições de ofertar cursos de graduação, mestrado e doutorado.

O credenciamento da Escola Superior da Defensoria foi discutida em reunião realizada na sede do Conselho Estadual de Educação, no início da tarde desta terça-feira, 25 de novembro. A presidente do órgão, professora Suely Menezes, colocou o corpo técnico do Conselho à disposição para concretizar a ideia, que ela considerou inovadora.

A expectativa é de que até fevereiro de 2015 a ESDPA consiga concluir todas as fases do registro. Nesta quarta-feira, 26, uma nova reunião com técnicos do Conselho de Educação vai discutir o passo a passo desse credenciamento. “A nossa proposta é fazer com que a Universidade de Educação em Direitos alcance um público bem maior, como os movimentos sociais, as populações tradicionais da Amazônia, como índios e quilombolas, em parcerias que poderão ser feitas com o Governo Federal”, constatou Antônio Cardoso.

Ele acredita ser possível até levar esse nível de qualificação para assentamentos em todo o Pará, uma vez que a Defensoria Pública terá uma universidade que já nascerá com um quadro de cerca de quatro doutores, 20 mestres e outros 70 especialistas.

O modelo da universidade a ser implantada no Pará é hoje o que há de mais moderno entre os conceitos já implantados nas Escolas Superiores e Centros de Estudos de todas as Defensorias do Brasil, avisa o Diretor da ESDPA. Neste ano de 2014, considerado de transição, a Escola da Defensoria do Pará lançou um portal com cursos on line gratuitos, a primeira Revista Jurídica da Defensoria, dois volumes da obra jurídica “A Proteção dos Direitos Fundamentais pela Defensoria Pública”, um marco da produção científica na instituição.

http://www2.defensoria.pa.gov.br/portal/noticia.aspx?NOT_ID=1020

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
online free course