Fórum Justiça

JusDh lança 5ª edição do Caderno Direitos Humanos, Justiça e Participação Social

18/08/2014

Compartilhe!

Publicado em 31 de julho de 2014 Faça um comentário

V Caderno JusDhJá está disponível na versão virtual o 5º Caderno Direitos Humanos, Justiça e Participação Social, produzido pelas organizações que compõem a Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh). As produções abordam temas como a democratização da Justiça, a luta de defensores de direitos humanos no Brasil, o controle social do Ministério Público, a relação entre a Justiça e o sistema prisional brasileiro e o III Seminário da JusDh.

Ganha destaque os dez anos da “Reforma do Judiciário” inaugurada pela Emenda Constitucional (EC) nº45/2004 como um mecanismo de controle e aperfeiçoamento da justiça. No entendimento da JusDh, as propostas trazidas pela EC 45 tendem a verticalizar a justiça e, nesse processo de reforma, não estão previstos mecanismos de interlocução com a sociedade para a administração e concretização da justiça.

Além disso, algumas reflexões sobre a composição do judiciário são debatidas no Caderno: recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça aponta que 84,2% dos nossos magistrados são brancos e 64,1% são homens, número desproporcional à composição da sociedade brasileira.

A impunidade que paira sobre os assassinatos de defensores de direitos humanos também é criticada no Caderno. A seletividade do direito penal é um entrave à luta de quem trabalha pela responsabilização desses crimes, artifício que representa uma esperança para o combate impunidade e a ressignificação da luta de quem está na linha de frente pela garantia de direitos fundamentais à população.

Para ilustrar a falha relação entre a justiça e o sistema prisional brasileiro, um texto aborda o caos vivido no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, onde 62 presos foram assassinados no começo de 2014. O CNJ, por meio de relatório enviado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, diagnosticou a precária condição em que se encontrava o sistema carcerário maranhense, mas nenhuma iniciativa foi tomada para evitar que o caso se agravasse no estado.

Por fim, o caderno traz uma análise feita durante o III Seminário da JusDh, realizado nos dias 7 e 8 de maio em Brasília. Os principais objetivos do encontro foram debater a conjuntura do sistema de justiça brasileiro diante dos cenários das manifestações e iniciativas de reforma política, e discutir a agenda política de justiça, através do diálogo entre representantes do sistema de justiça e da sociedade civil.

A publicação conta com reflexões de advogados e advogadas populares da Terra de Direitos (Paraná, Pará e Distrito Federal), da Dignitatis (Paraíba) e do Centro de Assessoria Popular Mariana Criola (Rio de Janeiro). Esta edição também conta com um artigo do Promotor de Justiça do Paraná Roberto Galvão Faleiros Júnior, que infelizmente veio a falecer logo após contribuir com o Caderno.

Leia o Caderno Direitos Humanos, Justiça e Participação Social na íntegra aqui

Confira as outras edições aqui:

4ª edição | É tempo de discutir a sociedade, transformar o sistema político e democratizar a justiça | publicado em 2013

3ª edição | Uma política pública de justiça | publicado em 2011

2ª edição | Da reforma do Judiciário à democratização da Justiça | publicado em 2010

1ª edição | Efetivação dos Direitos Humanos: quando a democracia encontra a justiça | publicado em 2010

 

 

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download