1º Concurso de Curta Documentário Sobre a Lei Maria da Penha
“Tem uma história sobre a Lei Maria da Penha? Conte para o mundo!”
A Procuradoria Especial da Mulher e a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados realizam, com apoio do Banco Mundial, o 1º Concurso de Curta Documentários sobre a Lei Maria da Penha.
Sobre o edital
Licitação na modalidade concurso
Trata-se de seleção de 5 reportagens especiais/curta-documentários (de 4 a 6 minutos), filmadas originalmente em formato para broadcast, em qualidade SD (standard) ou superior.
As obras audiovisuais devem ser sobre histórias ligadas à garantia de direitos oferecida pela Lei Maria da Penha.
As obras selecionadas serão veiculadas na TV Câmara, em hot site dobre o tema, em redes de difusão audiovisual e online do Banco Mundial e de seus parceiros por tempo indeterminado.
Objetivos
- Divulgar a lei;
- Facilitar a percepção da sociedade acerca da Lei;
- Verificar, por meio de histórias reais, como a norma tem impactado a vida das pessoas;
- Servir como oportunidade para a Casa avaliar o impacto de sua produção legislativa.
Quem poderá participar
Podem participar do concurso pessoas físicas e jurídicas – associações, grupos registrados, ONGs, produtoras de audiovisual, fundações e outras organizações – privadas ou públicas, detentoras dos direitos patrimoniais das obras audiovisuais a serem inscritas.
Inscrições
O período para inscrições deverá abrir no prazo de 60 dias a partir do lançamento do edital, previsto para setembro de 2012.
A inscrição deverá ser realizada obrigatoriamente por meio de envio postal com AR (aviso de recebimento) em um único envelope, da documentação completa impressa e do (s) vídeo (s) inscrito (s).
Cada participante poderá inscrever até três reportagens.
A inscrição é gratuita.
Critérios de seleção
- Argumento e narrativa: adequação ao tema e ao perfil de programação da TV
- Câmara; potencial de atração de interesse do público para o roteiro; originalidade e profundidade; propriedade da linguagem.
- Técnica audiovisual: roteiro, direção, som e trilha sonora, fotografia e edição.
Comissão Julgadora
A seleção dos vídeos será feita por uma Comissão Especial de Licitação composta por cinco integrantes – 2 servidores da Câmara, indicados pela Secom; e 3 especialistas indicados pela Procuradoria Especial da Mulher, a saber:
APARECIDA GONÇALVES, secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres;
EUNICE LÉA DE MORAES, secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e
IÁRIS RAMALHO CORTÊS, representante do Conselho Deliberativo do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA).
Cada reportagem selecionada receberá a importância de R$ 10.000,00 pela concessão dos direitos de transmissão.
Os cinco vencedores serão premiados durante cerimônia a ser realizada em março de 2013, na semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em Brasília.