Fórum Justiça

1⁰ Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil: Construindo um Sistema de Justiça Mais Plural e Inclusivo

27/02/2024

Compartilhe!

Realizado em Brasília, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, o primeiro Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil reuniu diversos atores na luta por um sistema de Justiça mais justo e inclusivo. Promovido pelo Fórum Justiça e pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), o evento teve como objetivo central incentivar a capacitação de membros e servidores da Defensoria Pública sobre as problemáticas relacionadas ao atendimento de usuários a partir de uma ótica étnico-racial.

A abertura contou com a presença de representantes do Sistema de Justiça, como a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; a co-coordenadora do Fórum Justiça Defensora Pública, Mônica de Melo; e a secretária nacional de acesso à justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila de Carvalho. Em seus discursos, as três destacaram a importância do encontro para a construção de um sistema de Justiça mais plural e representativo da diversidade da sociedade brasileira.

Mônica de Melo salientou que o Encontro foi um momento de reflexão importante. “O Fórum Justiça nasceu com a preocupação de pensar a democratização do sistema de Justiça, e isso não é possível sem impulsionarmos a diversidade de raça, gênero, orientação sexual e classe nas suas intituições”, falou a Defensora.

Já Sheila de Carvalho enfatizou a necessidade de abrir portas para a sociedade como um todo. “É simbólico que este seja meu primeiro evento público como Secretária Nacional de Acesso à Justiça, estando cercada de aliados e aliadas históricas, e tantas pessoas que ajudaram a criar a estrutura da secretaria na época da equipe de transição. Precisamos fazer com que a Justiça tenha cada vez mais a cara do Brasil, e para isso precisamos de outras trajetórias, vivências e experiências. Precisamos que a população brasileira se veja representada nos espaços de gestão e poder”, comentou.

Debates

A programação do evento incluiu diversas palestras e debates com especialistas e ativistas. Um dos destaques foi a mesa “ENTRE RAÇA AUTOPERCEBIDA E SOCIALMENTE ATRIBUÍDA NO CONTEXTO DE DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO E AÇÕES AFIRMATIVAS”, proferida pela advogada travesti preta Robeyoncé Lima, com mediação de Mônica de Melo. 

A palestrante abordou as consequências do racismo estrutural no país, como a questão das abordagens policiais e o genocídio da população negra, além de criticar o mito da democracia racial.

Lançamento

Outro momento do encontro foi o lançamento do sumário executivo da pesquisa “Quilombos e Acesso à Justiça: atuação da Defensoria Pública”, realizada pelo Fórum Justiça em conjunto com outras instituições, como a ANADEP, Defensoria Pública da União (DPU), Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ)l. O projeto foi executado pelo LaPPA – Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos do IFCH/UNICAMP.

Como Gabrielle Nascimento, Assistente de Pesquisa do Fórum Justiça, apresentou no evento, o estudo é um esforço coletivo de várias organizações, que entendem a importância de um olhar mais atento para as políticas de acesso à Justiça junto às comunidades quilombolas.

“O estudo mostra que há iniciativas e trabalhos importantes realizados pela Defensoria Pública, mas que é necessário avançar em muitas frentes como transparência de dados, formação continuada, políticas afirmativas, ações de itinerância e implementação de Núcleos Especializados para atuar com comunidades tradicionais”, explicou.  “Esperamos que essa pesquisa, feita junto com as lideranças quilombolas, possa auxiliar nas suas lutas por reconhecimento e dignidade.”

Monica de Melo endossou o argumento. “No último período nos dedicamos a fazer uma série de pesquisas para balizar esses debates, e neste evento teremos a oportunidade de apresentar nosso mais novo trabalho sobre acesso à Justiça em comunidades quilombolas. É momento de nos alegrarmos com as nossas conquistas e nos fortalecermos para seguir lutando por um sistema de Justiça mais inclusivo e capaz de efetivamente fazer Justiça.”

O I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil representou um marco na luta por um sistema de Justiça mais plural e representativo da sociedade brasileira. As reflexões e debates realizados durante o evento, assim como os resultados da pesquisa “Quilombos e acesso à justiça”, servirão como importantes subsídios para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.

Leia a Carta de Intenções publicada ao fim do evento.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
free online course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download