Fórum Justiça

1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM JUSTIÇA CEARÁ – 2016

03/03/2016

Compartilhe!

DATA: 20.02.2016 HORÁRIO: 10h LOCAL: CEDECA

Presentes: Luanna Marley (RENAP-CE, Escritório Frei Tito), Regilvânia (Cáritas), Sofia Frota, Manuela (manuelamss@hotmail.com), Tiago Cardoso (99921.6772 – tiago.cscardoso@outlook.com),     Tiago   Machado                                                              (98811.5053                          – thiagofurlanetti@hotmail.com), Amélia Rocha (Defensora Pública) e Michelle Camelo (Defensora Pública e Assessora de Relações Institucionais da DPGE)

INFORMES

  • Dia 29 de fevereiro às 14h: Audiência Pública para discutir o critério para aferição da hipossuficiência para o atendimento da Defensoria Pública.

PAUTAS

  

1. Defensoria Pública do Ceará (atual cenário)

– Orçamento Participativo da Defensoria Pública

– Será um marco para a DP e a sociedade. Houve uma conversa com os movimentos no dia 11 de fevereiro, onde solicitaram que fosse obrigatória a participação de Defensores Públicos, sobretudo no interior, bem como a Corregedoria, para que conheça as demandas da sociedade.

– Foi informado que a consulta pública já está aberta.

– Conforme a Defensoria, a mobilização da sociedade e organização das demandas são importantes para o processo de participação.

– Os encontros do Orçamento Participativo terá como metodologia inicial: a divisão do estado em 10 zonas judiciárias, conforme é feito pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público. Serão 5 encontros (o mapa pode ser encontrado no site da Defensoria Pública. São feitas duas mobilizações, em relação aos/as Defensores Públicos e da Posteriormente, haverá a fase de apresentação e negociação junto ao governo do Estado, bem como haverá a fase de retorno para a sociedade do que foi acordado.

– Discutiu-se que o Orçamento Participativo será um importante instrumento para o fortalecimento da Defensoria Pública.

Encaminhamentos:

  • Mobilização da sociedade e organização das demandas
  • Repasse dos contatos eletrônicos dos movimentos sociais para Michelle Camelo com cópia para Meiry
  • Outras pautas da Defensoria Pública
    • Durante a reunião discutiu-se acerca da Audiência Pública relacionada ao critério para aferição da hipossuficiência para o atendimento da Defensoria Pública. Momento em que a relatora estará escutando a população sobre este
    • Foi informado que a questão do Auxílio-moradia, estará sendo discutido na reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública. Mas na reunião este debate não foi
    • A pauta da Isonomia e da interiorização da DP foram colocadas como importantes. No momento, a RENAP e Caritas colocaram que o quanto é prioritária a ampliação da DP e a convocação dos/as novos/as defensores aprovados/as.

2. Extermínio da Juventude Negra:

  • Dialogou-se sobre o cenário de Fortaleza acerca do Extermínio da Juventude Negra, onde a capital está no ranking das cidades com maior índice de homicídios de jovens. Inclusive, o que se vivencia no Brasil é considerado pelos movimentos sociais como genocídio da juventude
  • No debate foi colocado que é importância ver estratégias de comunicação pois tem-se o entendimento de que a palavra “extermínio” não comunique tanto, então talvez fosse o caso de falar em “violência”, ou seja,  “jovens negros vítimas de violência”. Houve concordância, em partes, contudo o movimento presente na reunião, informou que palavras como “extermínio” e “genocídio” são demarcações políticas e uma leitura dos movimentos acerca da situação da juventude no cenário
  • Foi lembrado que já fazem mais de 100 dias que ocorreu a chacina em Messejana, e que na última semana, mais jovens negros e das periferias foram assassinados, sendo citado como grave o que ocorreu na Barra do Ceará e no Pici.
  • Neste sentido, está sendo articulada reunião com o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública e com a Ouvidoria
  • Os movimentos e organizações do Pici irão fazer um Dossiê em relação as mortes dos adolescentes e

3. Calendário anual de reuniões ordinárias (2º sábado, a cada dois meses)

Foi decidido que as reuniões continuarão ocorrendo a cada dois meses sempre no 2º sábado. Porém, as datas serão avaliadas pelos/as participantes do Fórum Justiça para saber se todos/as estarão de acordo

Ficou agendado para o dia 12 de março (sábado o dia inteiro) Planejamento do FJ 2016. (data a ser confirmado pelos/as integrantes)

CALENDÁRIO

DATA

ATIVIDADE

12 de março Planejamento do Fórum Justiça
9 de abril 2ª Reunião Ordinária
11 de junho 3ª Reunião Ordinária
13 de agosto 4ª Reunião Ordinária
8 de outubro 5ª Reunião Ordinária
7 de dezembro Seminário sobre Direitos Humanos e Prêmio FJ Maria Amélia
10 de dezembro Encerramento e Avaliação do ano de 2016
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course