Fórum Justiça

Reunião FJ-RS, 06 de outubro

10/10/2016

Compartilhe!

Presentes: Daniel Caye ( Ouvidoria da DPE), Denise Dora (Ouvidoria da DPE), Franco (GAJUP/SAJU), Georgio da Rosa (DPU), Lucimar Siqueira (AGB), Rodrigo de Medeiros(RENAP) e Rodrigo Vitorio (GAJUP/SAJU).

 

1.      Paralização da DPU

O Defensor Público Federal Georgio da Rosa falou sobre os motivos da paralização. Dentre os projetos de reestruturação das carreiras, o único vetado foi da Defensoria Pública da União-DPU. A economia que a DPU obteve com resolução extrajudicial é equiparada ao impacto orçamentário que seu projeto teria. Foram cerca de 34mil conciliações, ao custo de 2.289 reais por processo, o que gera economia de75milhões anuais. O projeto da DPU previa impacto de 85 milhões no orçamento da União em três anos, 0,15% do total. O veto é ideológico, não fiscal. A política do atual governo é reduzir defensores.

A DPU esta perdendo cerca de 40% de seus quadros para outras carreiras.

Ficou de o Fórum Justiça articular uma nota junto a organizações movimentos deapoio a uma maior estruturação da DPU para atender suas finalidades como instrumento de efetivação de direitos sociais.

Rodrigo ficou de fazer o esboço da nota para as contribuições.

2.      Cais Mauá

Relato trazido pela Lucimar

As obras visam, conforme a apresentação feita Conselho Municipal deDesenvolvimento Urbano Ambiental – CMDUA, visa tirar as ocupações no entorno, na região do Centro. O Coletivo Cidade que Queremos está vendo a estratégia jurídica. O parecer feito pelo SINDUSCON sobre a obra poderá ser discutido esta terça, dia 11/10 ou na outra.  As reuniões do CMDUA estão ocorrendo Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), na Avenida Borges de Medeiros, 2.244, 3º andar, às 18:30.

A Ouvidoria da DPE irá contatar o Núcleo de Moradia para participar destes debates no CMDUA. Rodrigo ficou a disposição de contribuir se tiver alguma reunião sobre a questão jurídica de participar das reuniões no CMDUA.

3.      Missão- Ponte Guaíba

Ficou de conversarmos com o CDES, que trouxe a proposta da missão, para tentarmos agendar para o início do próximo ano, tentando garantir a inda da Raquel Rolnik. Em novembro, como foi pensado inicialmente, também a DPU, parceiro nesta demanda, ainda estaria em paralização. Ficou a proposta da missão poder ouvir os impactados pela ponte e outras comunidades do entorno.

4.      Vila Dique

Júlio Alt da Acesso-Cidadania e Direitos Humanos trouxe anteriormente para a reunião os seguintes relatos sobre encaminhamentos que cuidou:

– Em relação a denuncia feita ao MPT sobre a Vila Dique, o procedimento foi distribuído para a Dra. Adriane Artifon. A assessoria dela informou que o procedimento está em vias de ser arquivado e que quando formos notificado poderemos entrar com recurso. Conversando com a assessora dela, decidimos solicitar a reunião mesmo assim (e com urgência), para tratar da questão.

– O Promotor Claudio Ari está de férias até dia 11. O MP foi convidado para reunião com o Prefeito Fortunati para tratar da Dique, sendo os pontos: melhoria do transporte, realocação e acesso. A reunião será dia 14.

5. Articulação questão de mordia

A Ouvidoria da DPE irá articular uma reunião na semana do dia 21 a 25 denovembro entre a DPU, DPE e organizações da sociedade que acompanham esta pauta.

6. Ouvidoria da DPE

A Ouvidoria está acompanhando questões novas para a DPE, como a criminalização sofrida pelo povo de terreiro, por parte do Ministério Público. Estão empurrando TACs para revestimento acústico de pessoas que não conseguem custear e ações no JECs. Há um caso até que impuseram que uma mãe de santo não poderia sair de São Lourenço enquanto não cumprir o TAC.

A Ouvidoria propôs ao Fórum Justiça um curso jurídico sobre liberdade religiosas para defensores (as) e outras carreiras jurídicas.

Na semana do dia 21 a 25 de novembro, a Ouvidoria realizará um minicurso sobre a violência sofrida por mulheres negras, tendo em conta o Dia da Consciência Negras (20/11) e o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência Contra Mulher (25/11). Mesmo com a Lei Maria da Penha, o número de mulheres negras assassinadas vem aumentando.

A Ouvidoria está com uma proposta de ouvir a Parada LGBT, no dia 13 denovembro. Ainda irá entrar em contato com a Organização da Parada.

Nos dias 5 e 6 de dezembro ocorrerá, em Porto Alegre-RS, a reunião do Conselho de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas Estaduais. A Ouvidoria propôs um debate sobre judicialização da política na época. A ser amadurecida a proposta, pensou-se em fazer junto com a Escola da Justiça Federal. Pensou-se em alguns nomes a garantir pessoas ligadas à sociedade, às instituições do sistema de justiça e da academia para discutir o tema.

A Ouvidoria está propondo a mudança nas regras de processo de escolha para Ouvidoria –Geral da Defensoria Pública, em relação ao colégio eleitoral para lista tríplice, adequando à legislação pertinente. A proposta é que o colégio eleitoral seja composto por organizações existentes a 2 anos e com pertinência temática com áreas de atuação da Defensoria e 2 pessoas por cada Conselho de Direitos .

7. Renovação do Projeto do FJ

O projeto será renovado. Rodrigo irá mandar arquivo com o projeto. Será feito um Skype com a Elida Lauris dia 08/10 às 10 horas com representações do FJ do CE, RJ e RS.

8. Organização e comunicação do Fórum Justiça

Rodrigo criará um grupo de e-mails do Fórum Justiça do RS. A próxima reunião será dia 10 de novembro, 17 horas, no SAJU.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course