Fórum Justiça

Fórum Justiça é lançado em Volta Redonda

15/12/2011

Compartilhe!

Veículo: Diário do Vale
Publicado em 11/12/2011, às 18h17
Gabriel Borges

Objetivo: Bispo acredita que fórum serve para indicar pontos onde igreja deve intervir

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, lembrado anualmente no dia 10 de dezembro (ontem), foi comemorado em Volta Redonda com o lançamento do Fórum Justiça. O evento aconteceu na Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília, e reuniu pastorais da Igreja Católica, líderes de movimentos sociais, representantes da Justiça e do governo municipal, entre outras autoridades.

A defensora pública Carolina Anástacio, uma das fundadoras do grupo no Rio de Janeiro, explicou no que consiste a iniciativa.

– O Fórum Justiça é um espaço permanente de discussão, em que a sociedade é a grande protagonista. O projeto surgiu a partir da leitura dos documentos “100 regras de Brasília” e “Carta do Rio” (ambos abordam o acesso à Justiça de pessoas em condição de vulnerabilidade social). Nosso lema é “Reconhecimento, redistribuição e participação popular: por uma política judicial integradora” – pontuou.

O bispo diocesano, Dom Francisco Biasin, destacou a importância do movimento para a “ação evangelizadora da Igreja Católica”.

– Precisamos ter um mecanismo que nos ajude a detectar os pontos em que a igreja deve intervir. Creio que o Fórum Justiça será uma ferramenta nesses moldes – disse.

– A igreja é chamada a defender, em quaisquer casos e circunstâncias, a dignidade do ser humano. Toda discriminação é uma ofensa à fé cristã e, portanto, tem que ser combatida. Tomara que o fórum se comprometa a realizar a missão a qual se propõe – acrescentou.

A presença do bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Waldyr Calheiros, era uma das mais esperadas pelo público presente. O sacerdote, ícone emblemático da luta pelos trabalhadores da CSN na década de 80, compareceu ao encontro e definiu o que significa, na opinião dele, o termo “Direitos Humanos”.

– Os Direitos Humanos só têm utilidade quando funcionam para que os pobres se libertem da miséria, do desemprego, dos baixos salários, enfim, de todas as formas de escravidão. É preciso que os pobres se transformem em sujeitos da sua própria libertação, em todos os aspectos da sua condição humana – abordou.

Leia mais Clicando aqui

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course