Fórum Justiça

Fórum Justiça Protocola no MPF Material e Informações para o Procedimento que Trata dos Indígenas do Rio Grande do Sul e a Ditadura Civil-Militar

12/12/2019
Territórios

Compartilhe!

No dia Internacional dos Direitos Humanos, o Fórum Justiça, articulação pela democratização do sistema de justiça, reuniu-se com o Procurador da República Pedro Nicolau, que está a frente do procedimento que trata do que sofreram os indígenas do Rio Grande do Sul com a Ditadura Civil-Militar. Na oportunidade juntaram documentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado, em 1967/1968. Também sugeriram pessoas a serem ouvidas, dentre indígenas e missionários que viveram aquele período.

Os documentos da CPI em questão traz a realidade arrendamento forçado, indícios de desvios de recursos, retiradas de madeiras das áreas indígenas e expropriação dos territórios destes povos. Cita, inclusive, empresas e famílias envolvidas nesta retirada de madeiras. Uma informação importante trazida é o tamanho das terras indígenas do início do século, que em 1968, foram em muito reduzidas e hoje mais ainda. O parecer do relator aprovado, o Deputado Plínio Dutra, remenda que as dimensões dos territórios deveriam retornar ao que eram em 1913, quais sejam, 34.908 hectares em Nonoai; 23. 187 hectares em Guarita; 5. 859 hectares em Inhacorá; 11. 950 hectares em Serrinha; dentre outras.

A petição do Fórum Justiça pede para que o MPF veja quais eram as dimensões das terras indígenas anteriormente, e verifique as dimensões que agora estão sendo demarcadas, para se verificar o tamanho da violação sofrida e o que precisa ser feito. Há outros crimes sofridos neste período, constantes em outros documentos e que podem também ser auferidos por depoimentos. Participaram da reunião no Ministério Público pelo Fórum Justiça Júlio Alt (Acesso Cidadania e Direitos Humanos), Roberto Liebgott (CIMI) e Rodrigo de Medeiros (RENAP)

por Rodrigo de Medeiros Silva

 

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download