Fórum Justiça

Roda de Conversa Situação das(os) Trabalhadoras(es) de Volta Redonda na Atual Crise

23/04/2021
Territórios

Compartilhe!

No dia 19 de abril de 2021, o Fórum Justiça promoveu a roda de conversa “Trabalhadoras(es) em Tempo de Desemprego e Pandemia”, que contou com a participação das lideranças do Movimento Fé e Política, Movimento dos Trabalhadores Cristãos, Pastoral Operária e a Juventude Operária Católica. O objetivo foi construir diálogos sobre a situação dos trabalhadores de Volta Redonda no atual cenário de desemprego e pandemia, e assim, pensar conjuntamente em soluções.

A mediadora, Josinete Maria Pinto (Fórum Justiça e Economia Solidária do Médio Paraíba), pediu que as lideranças apresentassem as dificuldades identificadas e as ações que vêm sendo tomadas desde o início da pandemia pelas organizações.

Durante a fala das lideranças, foi perceptível um consenso sobre as dificuldades que o cenário atual impõe aos membros desses movimentos para a realização das ações de base, pois além do distanciamento social, muitos relatam dificuldades na utilização das plataformas de videochamadas, no acesso à internet, bem como falta de pessoal dentro das organizações. As lideranças demonstraram vontade de realizar ações, mas afirmaram que não sabem como fazer.

“Tenho muita vontade de ver o país reconstruído mesmo com 83 anos.”

Na análise conjuntural, dentre os problemas apresentados estão: o crescimento da fome, o serviço de saúde no município, o desemprego, o atual modelo de aulas e a atual política federal de “retirada de direitos e assassinato dos pobres”.

Ademais, o movimento Juventude Operária Católica (JOC) demonstrou estar ativo apesar das dificuldades. Em 2020 realizou quatro atividades: um curso de introdução à economia solidária; a criação do Toca Empreendimentos, serviço de assessoria de comunicação; a participação na organização da coleta de alimentos para a campanha Rede Entre Nós; e, atualmente, organiza o 4º Festival de Economia Solidária, que será realizado nesse final de semana (24/04 e 25/04). As demais lideranças relataram que as ações da JOC servem de exemplo e motivação.

A questão provocativa colocada, “em que medidas nossas ações transformam a estrutura?”, trouxe para o encerramento a importância de continuarmos nos mobilizando mesmo durante a pandemia, a importância de pensarmos uma mobilização para viver a pandemia, entendendo que ela ainda irá perdurar por mais um longo período. Para João Carvalho, Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro e integrante do Fórum Justiça, a dinâmica apresentada teve como objetivo iniciar um movimento que resgate a cidade, que já foi exemplo de luta, democracia e participação popular.

Participantes:

  • Josinete Maria Pinto (Fórum Justiça e Economia Solidária do Médio Paraíba);
  • João Carvalho (Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro- Núcleo de Tutela Coletiva e integrante do Fórum Justiça);
  • Edir Antônio (Movimento Fé e Política);
  • Hélio Alves (representando a JOC);
  • Jorge Luiz (Movimento Fé e Política);
  • Aurora Bastos e Jorge (Movimento dos Trabalhadores Cristãos);
  • Lia Bragança (Movimento dos Trabalhadores Cristãos);
  • Elisa Maria Ferreira (Pastoral Operária);
  • Henri Nicholas de Carmo Coutinho (Pastoral Operária);
  • Caroline Boletta (Fórum Justiça).

Veja a relatoria do evento.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course