Fórum Justiça

Jurista Débora Duprat Alerta em Vídeo sobre Graves Ameaças do PL490 e da Ação do Marco Temporal para os Povos Indígenas

23/06/2021
Democratização do Sistema de Justiça

Compartilhe!

Assista ao vídeo acima da procuradora da República aposentada e parceira do FJ, Deborah Duprat, em que explica por que o “marco temporal” é inconstitucional e fala do direito dos povos originários à terra como uma questão de justiça social. Duprat também aborda o Projeto de Lei (PL) 490, que tramita na Câmara dos Deputados, ressaltando sua inconstitucionalidade e a ameaça que ele representa para a existência dos povos indígenas.

Na próxima quarta-feira (30/06), o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará o Recurso Extraordinário com Repercussão Geral n 1.017.365 (SC), que trata do “marco temporal”, tese que nega o direito de povos indígenas à terra, ao determinar que só teriam direito a reivindicá-las os povos originários que estivessem em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, ou que estivessem em disputa judicial ou conflito direto com invasores. 

Caso rejeite tal tese e garanta o que está disposto no art. 231 da Constituição Federal, o Supremo terá dado início a uma reparação histórica e necessária frente ao nosso passado colonial.

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
online free course
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course