Litigância Estratégica
De 29 de março a 1º de abril, o FJ, a Defensoria Pública do RJ e o Cejur realizam o seminário “Litigância Estratégica em Direitos Humanos: Usos, sentidos e práticas na Defensoria Pública” .
O seminário discutiu as práticas de litigância estratégica em direitos humanos desenvolvidas pela Defensoria Pública, analisando 12 casos selecionados a partir de um concurso lançado em janeiro do mesmo ano. O concurso recebeu 158 inscrições, feitas por 124 participantes de 13 estados do país.
Seis casos receberam um prêmio durante a realização do seminário (veja o vídeo). A programação reuniu 12 casos para discussão, abordando temas tão diversos quanto direito à moradia e liberdade religiosa.
“O que as experiência de (in-)sucesso trazem para a discussão dos cenários futuros? Estas e outras questões serão enfrentadas pelo seminário, que reunirá defensoras e defensores públicos com profissionais do direito, ativistas, acadêmicas e acadêmicos de diferentes estados do Brasil”, diz o programa. Leia aqui um relato sobre o encontro.