Fórum Justiça

Fórum Justiça Participa de Debates sobre Justiça Reprodutiva no Brasil

06/06/2024

Compartilhe!

Com o apoio do Fórum Justiça, o projeto de pesquisa e extensão “Diálogos sobre Justiça Reprodutiva: Normas Jurídicas, Políticas Públicas e Práticas de Litígio” (DIJURE) se encontrou com Defensoras Públicas do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher e Vítimas de Violência (NUDEM), das Defensorias Públicas dos Estados do Rio de Janeiro (DPE/RJ) e de Minas Gerais (DPE/MG) para debater os desafios no acesso ao aborto legal no Brasil. 

Os dois encontros reuniram especialistas e Defensores Públicos para debater os desafios no acesso ao aborto legal no Brasil. As agendas tinham como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências a partir de iniciativas e estratégias de trabalho articulado, pesquisa, litígio e/ou incidência sociojurídica, envolvendo a pauta da defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e da justiça reprodutiva, com uma perspectiva interseccional de raça, gênero e territorial, no cenário nacional, estadual e municipal.

>> Leia notícia no site da DPE/MG.

Mediados pela Conselheira do Fórum Justiça  e Coordenadora Geral do DIJURE Ana Paula Sciammarella, os encontros promoveram o debate com foco nas dificuldades enfrentadas por mulheres, meninas e pessoas que engravidam ao tentar acessar o aborto legal, conforme previsto na legislação e na jurisprudência.

Nas duas agendas, diversos obstáculos foram identificados, incluindo:

  • Rejeição de atendimento por maternidades sem encaminhamento para outro serviço;
  • Negativas sem justificativa legal, comunicadas verbalmente e sem registro;
  • Falta de dados sobre a demanda real do serviço devido à ausência de registros;
  • Desorganização da rede de aborto legal e indefinição do fluxo de atendimento;
  • Ausência de protocolo de recusa de atendimento e de encaminhamento;
  • Quantidade insuficiente de maternidades consideradas serviços de referência para aborto legal;
  • Instabilidade e imprecisão nas normas técnicas, portarias e diretrizes do Ministério da Saúde;
  • Disparidades normativas nos âmbitos estadual e municipal;
  • Inexistência do serviço de aborto legal mesmo em unidades hospitalares referenciadas.

O Papel da Defensoria Pública

A atuação da Defensoria Pública foi destacada como crucial na sistematização de dados a partir dos atendimentos realizados, na assessoria e gestão extrajudicial, e na judicialização em casos de negativa de prestação do serviço ou de imposição de barreiras pelos hospitais.

Os encontros também sublinharam a necessidade de fortalecer a articulação entre a DPE/RJ e as universidades para acompanhar os casos, promover ações de sensibilização, capacitação e formação multidisciplinar para os profissionais dos serviços de saúde, além de construir uma coalizão pela efetivação da justiça reprodutiva.

Os debates foram um passo importante para o aprofundamento do diálogo entre os diferentes atores envolvidos na defesa dos direitos reprodutivos. As experiências e desafios compartilhados durante o encontro servirão de base para a construção de estratégias conjuntas que garantam o acesso ao aborto legal e seguro em todo o país.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course