Começam as inscrições para o XII Colóquio Internacional de Direitos Humanos!
http://www.conectas.org/coloquio/?idLng=pt
Conectas selecionará participantes do mundo todo para encontro de uma semana em São Paulo
Qual a relação entre desenvolvimento econômico e violações de direitos? Quais os limites da comunidade internacional e do uso da força em graves crises de direitos humanos? Como conciliar a necessidade de conhecimento e urgência da ação? Qual o real impacto da tecnologia na efetivação de direitos? Essas perguntas, hoje prementes na agenda das organizações de direitos humanos do Sul Global, formam os quatro eixos de debates e troca de experiências do XII Colóquio Internacional de Direitos Humanos – “Inovação em Direitos Humanos: Repensando Agendas e Estratégias no Sul Global”.
As inscrições dos candidatos tiveram início na quarta-feira (27/06) e vão até o dia 27 de julho. O encontro acontecerá de 13 a 20 de outubro de 2012, em São Paulo, e reunirá cerca de 80 ativistas, especialistas e acadêmicos de direitos humanos “Em 11 anos, o Colóquio reuniu 1065 defensores e especialistas em direitos humanos de 55 países da África, Ásia e América Latina e, em 2012, o objetivo será refletir coletivamente sobre novas agendas e estratégias para as organizações do Sul Global” diz Juana Kweitel, diretora de programas da Conectas.
Assim, os debates se darão em torno de quatro eixos:
1. Desenvolvimento econômico e violações de direitos, com foco nas violações cometidas por empresas e o impacto de políticas estatais que priorizam o crescimento econômico ao acesso universal a direitos;
2. Limites da atuação da comunidade internacional e do uso da força, especialmente perante situações de conflitos e graves crises de direitos humanos;
3. Conhecimento para ação, debatendo particularmente a autonomia das organizações do Sul Global na produção de conhecimento e formas de compatibilizar urgências da atuação com o tempo da pesquisa;
4. Tecnologia e efetivação de direitos, com ênfase no papel real das novas mídias sociais e outros avanços da revolução digital e seu impacto no trabalho das organizações de direitos humanos.
“Nos últimos anos, é raro uma conversa entre organizações do sul global na qual ao menos um desses eixos não seja alvo de debates calorosos. No Colóquio, pretendemos aprofundar essas agendas e estratégias, e debater tanto seus impactos nos direitos humanos como os desafios que as organizações enfrentam para incorporá-los à sua ação cotidiana” completa Lucia Nader, diretora executiva da Conectas.
O programa de atividades inclui palestras e oficinas com estudos de caso. Cada dia do Colóquio é dedicado inteiramente a um dos eixos expostos acima. Durante as manhãs serão realizados debates, em formato participativo com a moderação de especialistas no tema em discussão, e a participação de palestrantes e participantes, com tradução simultânea para as quatro línguas oficiais do evento (português, inglês, espanhol e francês). Durante as tardes, os participantes trabalharão em oficinas, divididas por temas e línguas e debaterão de maneira aprofundada os temas discutidos pela manhã, com base em estudos de casos. Além disso, haverá um debate aberto ao público, sobre o impacto de megaeventos esportivos (como a Copa do Mundo e as Olimpíadas) em direitos humanos.
Serão selecionados participantes que tenham experiência na área de direitos humanos e contato com os temas a serem tratados no XII Colóquio. Os candidatos poderão requerer bolsas parciais ou integrais, que serão concedidas ou não após análise pelo Comitê de Seleção. Os interessados devem candidatar-se pelo seguinte endereço pelo site. Os nomes dos selecionados serão conhecidos no dia 13 de agosto.
O que disseram os participantes
do último Colóquio:
“Muchas gracias, muito obrigada, merci beaucoup, thank you very much. Não importa o idioma que falamos, não importa a distância, quando compartilhamos dos mesmos objetivos.”
Daniela Gamboa – Venezuela
“Eu aprendi que apesar das diferenças de idiomas, de raça e de localização geográfica, a lingua dos direitos humanos e da dignidade para todos é a mesma.”
Bellinda Chinowawa – Zimbabwe
“Quando você encontra pessoas de diferentes partes do mundo e vê que elas estão vivendo as mesmas coisas em seus trabalhos, há um sentimento de solidariedade – sabendo que, se eles puderam superar obstáculos e desafios, nossa região também pode.”
Maria Patrícia Cervantes – Philippines
“Eu senti que participei de uma atividade de alto nível, que discutiu tópicos atuais e relevantes. Eu entendo a importância das relações Sul-Sul.”
Margarita Navarrete – Uruguay
“Para mim, foi uma experiência incrível encontrar pessoas de diferentes lugares, nos quais eu nunca estive, com problemas semelhantes e na mesma estrada – apesar das diferenças culturais. Eu volto para casa com muito mais entusiasmo. O Colóquio fortalece redes e ajuda na criação de novas parcerias.”
Camila Koch – Brazil
+ Imagens
Veja abaixo o vídeo do XI Colóquio (2011) e assista a uma coletânea de depoimentos gravados em vídeo pelos participantes do X Colóquio (2010).
http://www.conectas.org/coloquio2010/