Fórum Justiça

SECRETÁRIO ZAQUEU TEIXEIRA SUGERE CONSTRUÇÃO DE ABRIGO PARA REFUGIADOS

24/06/2013

Compartilhe!

19/06/2013 – 17:11h – Atualizado em 19/06/2013 – 17:19h

Renata Sequeira

Declaração foi feita no seminário “Criando Novos Caminhos: Articulação da Rede de Proteção aos Refugiados e suas Famílias”

Charly Nzalambila chegou ao Brasil a cinco anos atrás fugindo da repressão política no Congo, seu país de origem, que se tornava cada vez mais violenta. Ele é um dos quatro mil refugiados, reconhecidos pelo governo brasileiro, que encontraram abrigo e uma chance de recomeço no Brasil. Charly contou um pouco de sua história no seminário “Criando Novos Caminhos: Articulação da Rede de Proteção aos Refugiados e suas Famílias”, que aconteceu nesta quarta-feira (19/06), na OAB. Na ocasião, o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, adiantou que vai propor uma conversa com o Ministério da Justiça para a construção de um abrigo específico para o acolhimento dos refugiados.

“Atualmente, os refugiados são encaminhados para os abrigos próprios da secretaria e são acompanhados pela rede da assistência social, mas reconheço que eles precisam de um espaço com características diferentes. Por isso, vamos propor uma conversa com o Ministério da Justiça, o Ministério Público e outros órgãos para discutir essa possibilidade”, destacou o secretário que propôs também a inclusão dos refugiados no Cadastro Único:

“Outra sugestão é, por meio do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados, conversar com o Ministério do Desenvolvimento Social sobre a possibilidade de incluír essas pessoas no Cadastro Único e, assim, ampliar a oferta de serviços sociais como o Bolsa Família e o Renda Melhor”.

O evento foi organizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), juntamente com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (CARJ), que são importantes parceiros da secretaria na elaboração do Plano Estadual de Políticas de Atenção aos Refugiados. O documento está em fase de finalização e o próximo passo é a publicação, por meio de decreto, no Diário Oficial.

“Esse instrumento é mais um compromisso do Governo do Estado com os Direitos Humanos e com um estado acolhedor”, conclui o secretário.

O seminário marcou o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, conforme resolução da Assembleia Geral da Nações Unidas em 2010. Na ocasião, o ACNUR lançou o relatório “Tendências Globais do Refgio 2012 com dados sobre o perfil do refgio no Brasil e no mundo.

“Hoje não é um dia de celebração, de uma festa de alegria, porque a questão dos refugiados é de drama, é de uma tragédia humana de dimensões muito grandes. Mas é um dia de lembrar a solidariedade construída todos os dias pelos refugiados e que perderam tudo, muito antes, de vir para o Brasil”, disse Andrés Ramirez, representante da ACNUR no Brasil.

Do total de quatro mil refugiados, o Estado do Rio de Janeiro concentra mais da metade dos refugiados, com aproximadamente 2500 pessoas. Charly, atualmente, ajuda conterrâneos e refugiados de outros países da África.

“Fico triste em saber que essas pessoas que eu ajudo passaram por muitas coisas, mas, ao mesmo tempo, feliz em poder ajudá-las. A principal dificuldade de quem procura refúgio no Brasil é a língua e, consequentemente, a busca por emprego, mas é um lugar maravilhoso. Encontramos pessoas de várias partes do mundo e isso facilita a nossa integração”, explica Charly.

http://www.rj.gov.br/web/seasdh/exibeconteudo?article-id=1636227

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course