Fórum Justiça

Pesquisadores denunciam insuficiências em Estudo de Impacto Ambiental do Projeto de Mineração de Urânio e Fosfato em Santa Quitéria

21/11/2014

Compartilhe!

Por , 18/11/2014 17:49

Pesquisadores/as da UEVA e da UFC na entrega da representação.

Processo AntiNuclear – Núcleo Tramas/UFC

Na segunda feira, dia 17 de novembro, pesquisadores/as da Universidade Estadual Vale do Acaraú e da Universidade Federal do Ceará entregaram Representação ao Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Escritório Frei Tito de Alencar, chamando atenção para as irregularidades encontradas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Projeto de Mineração de Urânio e Fosfato em Santa Quitéria.

O caso vem sendo estudado pelo Núcleo  TRAMAS – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará. As pesquisas constataram uma série de irregularidades no Estudo de Impacto Ambiental apresentado, entre elas, a ausência de licenciamento nuclear, de informações sobre a contaminação radioativa no processo de mineração, de planos de segurança em casos de acidente e normas de proteção aos direitos e à saúde dos trabalhadores e das comunidades da região.

Com a estimativa de uma vida útil de apenas vinte anos, o empreendimento objetiva a exploração urânio e fosfato e vem sendo proposto por um consórcio formado pela INB – Indústrias Nucleares do Brasil e o grupo privado Galvani. Pelo menos quarenta e duas comunidades,  dos municípios de Santa Quitéria e Itatira devem ser atingidas pelo projeto, que prevê a utilização intensa de água, estimada em 917, 9m³ por hora o que equivale a cerca de 115 carros pipa por hora! Além de outros fatores, as pesquisas alertam para o risco da formação de pilhas de rejeitos da mineração, com cerca de 90 metros de altura e volume total de 29.533.272 m³, que ficarão expostas a céu aberto mesmo após findados os vinte anos de exploração da mina, provocando ameaça de vazamentos e de dispersão do material via ação dos ventos e das águas.

Diante dos impactos para a saúde humana e para o meio ambiente, o Núcleo Tramas destaca que a sociedade precisa conhecer os riscos implicados pelo desenvolvimento do projeto para que sejam garantidos os direitos à participação e informação. Assim, solicita que a discussão do projeto seja ampliada e que ocorram mais audiências públicas, inclusive, envolvendo a cidade de Fortaleza, tendo em vista que o transporte de 40 toneladas anuais do concentrado de urânio ocorrerá via Porto do Mucuripe.

Desta forma, diante dos possíveis impactos do projeto e das insuficiência do estudo de impacto ambiental apresentado, os/as pesquisadores/as entregaram a documentação com os resultados das análises realizadas, solicitando que os órgãos públicos tomem as medidas necessárias para impedir uma série de violações de direitos identificadas no processo.

O Núcleo Tramas lançou uma Nota de Posicionamento Público sobre o Licenciamento Ambiental do Projeto de Mineração e Beneficiamento de Urânio e Fosfato que está disponível na íntegra aqui >> NOTA TRAMAS_final

 

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free